top of page

Os 10 (ou mais) melhores filmes que eu vi em 2021


Andrew Garfield em tick, tick, BOOM!: o ator deve ser indicado ao Oscar 2022 (foto: divulgação)


Eu contei - mas não cheguei a um número exato. Acredito, porém, que tenha visto cerca de 250 filmes em 2021, um índice um pouco mais baixo que nos anos anteriores. Motivo? Vi 101 séries, o que me tomou muito tempo.


Escolher dez títulos, lançados nos cinemas e/ou nas plataformas de streaming, não foi uma tarefa fácil - ainda mais por ordem de preferência. Ao final da lista com os dez melhores, acrescentei mais alguns filmes, que entrariam na reserva.


Fiz outro post com filmes que me surpreenderam e me decepcionaram e você pode ler clicando aqui.


Se o título estiver em vermelho, você pode clicar para ler minha avaliação completa.


1º - Nomadland > Concordei com o Oscar 2021, que o premiou com os troféus de melhor filme, direção (Chloé Zhao) e atriz. A personagem de Frances McDormand perde o emprego após o encerramento das atividades de uma fábrica e, dirigindo um velha van, encontra outros americanos na mesma situação. É o lado B do sonho americano. Onde assistir: Streaming do Telecine, Telecine pelo NOW e Globoplay (para assinantes do Telecine).


2º - Ataque dos Cães > A sutileza da diretora Jane Campion fez a diferença nessa enigmática trama sobre desejos reprimidos e vingança. O elenco é soberbo, com destaque para a atuação de Benedict Cumberbatch. Onde assistir: Netflix.


3º - Não Olhe para Cima > O filme mais polêmico do ano não poderia ficar de fora. Eu adorei a sátira corrosiva que o roteirista e diretor Adam McKay faz do mundo de hoje, repleto de negacionistas, jornalistas fanfarrões e políticos interessados só em ganhar eleições. Onde assistir: Netflix.


4º - Quo Vadis, Aida? > Eu gosto de Druk, que venceu o Oscar 2021 de melhor filme internacional, mas, para mim, o prêmio iria para esse estupendo drama que retrata um momento da Guerra da Bósnia, em 1995. Onde assistir: Streaming do Telecine, Telecine pelo NOW e Globoplay (para assinantes do Telecine).


5º - tick, tick...BOOM! > Eu adoro musicais e amei a forma como é contada a trajetória de Jonathan Larson, um atendente de lanchonete que quer ser autor de peças da Broadway, em 1990. Andrew Garfield está incrível e merece indicação ao Oscar de melhor ator. Onde assistir: Netflix.


6º - Amor, Sublime Amor > Em seu primeiro musical, o diretor Steven Spielberg fez um remake à altura do clássico de 1960, inspirado na peça homônima. Colorido, esfuziante, muito bem coreografado e com uma atuação fabulosa de Ariana DeBose, no papel de Anita. Onde assistir: nos cinemas.


7º - Bela Vingança > Vencedor do Oscar de melhor roteiro original e dirigido pela atriz Emerald Fennell, o drama enfoca a caça de uma mulher por abusadores sexuais. Onde assistir: Streaming do Telecine, Telecine pelo NOW e Globoplay (para assinantes do Telecine).


8º - O Esquadrão Suicida > O time de anti-heróis é da pesada e me diverti muito com o humor politicamente incorreto. Onde assistir: HBO Max.


9º - Deserto Particular > Foi o melhor filme brasileiro que eu vi em 2021. Me comoveu a trajetória de um policial de comportamento violento que sai de Curitiba para encontrar sua amada em uma cidade do Nordeste. Onde assistir: nos cinemas.


10º - First Cow > A diretora Kelly Reichardt faz um trabalho delicado e minimalista para retratar uma amizade inesperada e improvável nos Estados Unidos da década de 1820. Onde assistir: MUBI.


Outros destaques:

Emma Stone como Cruella: exclusivo do Disney+


Cruella > É, sem dúvida, é a melhor tradução de um personagem da Disney para o cinema com atores. Emma Stone está ótima como Cruella e Emma Thompson não fica atrás como a vilã da história. Onde assistir: Disney+.


Meu Pai > Anthony Hopkins dá um show na pele de um idoso que apresenta sintomas do mal de Alzheimer. Onde assistir: Paramount+ e NOW.


Todos Estão Falando sobre o Jamie > Eu adorei esse filme inglês sobre um adolescente gay de 16 anos que tem o sonho de ser drag queen. É uma comédia dramática musical contagiante. Onde assistir: Amazon Prime Video.


Homem-Aranha - Sem Volta para Casa > Meu super-herói preferido ganhou um filme-homenagem com sabor nostálgico, ação, humor e romance. Impecável. Onde assistir: nos cinemas.


A Mão de Deus > Embora inferior ao magnífico A Grande Beleza, o novo filme do diretor Paolo Sorrentino tem uma segunda parte comovente. Onde assistir: Netflix.


Luca > Vi poucos desenhos animados em 2021, mas me apaixonei pela história de Luca, um monstro marinho que, quando sai do mar, vira humano. Onde assistir: Disney+.


O Som do Silêncio > Riz Ahmed, que era meu preferido para ganhar o Oscar 2021 de melhor ator, se empenhou (e muito!) para interpretar um baterista que perde a audição. Onde assistir: Amazon Prime Video.


A Assistente > Um drama intimista que, nos silêncios e nas entrelinhas, mostra o comportamento abusivo de um chefe numa produtora de cinema. Onde assistir: Amazon Prime.


5.030 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page