top of page

Super Pumped: a ascensão, o sucesso e os podres da Uber


Joseph Gordon-Levitt: de cordeiro a lobo


Minisséries sobre personalidades do universo das startups está virando moda. E eu estou adorando. Já vi WeCrashed (sobre a WeWork) e The Dropout (sobre a Theranos). Minha dica agora é Super Pumped - A Batalha pela Uber, disponível no Paramount+. São sete episódios para narrar a trajetória de Travis Kalanick, fundador e CEO do aplicativo de transportes.


Mesmo sem ter o esmero das outras produções citadas e com um início que mais parece um vídeo institucional da Uber, a história dá uma boa arrancada no segundo capítulo.


Tudo começa em 2009. Travis já havia criado, com seu sócio (e o idealizador da ideia), a UberCab, que só funciona em São Francisco, onde moravam. Como Travis era o CEO, foi atrás de um investidor e caiu nas graças de Bill Gurley (Kyle Chandler), que injetou milhares de dólares na empresa.


A briga com o sindicato dos taxistas teve início (o mesmo ocorreu no Brasil), mas ele foi vencendo as batalhas. Até dar para torcer pelo protagonista no início, mas, com o sucesso subindo à cabeça, Travis virou um sujeito egocêntrico, egoísta, arrogante, prepotente e insubordinado.


Super Pumped é baseada no livro A Guerra pela Uber, de Mike Isaac, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. Com o passar do tempo, a série só vai melhorando. É quando vão surgindo escândalos, como os gastos em festas nababescas, a invasão aos dados dos usuários, o assédio sexual dentro da Uber, as manobras equivocadas de Travis para crescer, incluindo aí uma traição a um grande parceiro, o Google (!!).


Joseph Gordon-Levitt, que interpreta Travis, é um ator tão bom que vai do cordeiro ao lobo com uma voracidade impressionante. O elenco de apoio é igualmente competente, com Chandler, Uma Thurman (fazendo a empreendedora Arianna Huffington) e Elizabeth Shue, entre outros. A trama chega até 2017 e, para mim, já estaria encerrada, mas haverá uma segunda temporada. Precisa?





686 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page