28 filmes fundamentais para entender a década de 70


Laranja Mecânica: um dos melhores de Kubrick


Fiz um compilado mostrando a importância e o quão diversa foi a década de 70 para o cinema. Faltaram alguns títulos? Certamente alguém vai notar a ausência de filmes como Apocalypse Now, Taxi Driver e Annie Hall, mas eles não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming confiável. O período foi muito fértil para revelar grandes cineastas como Francis Coppola, Steven Spielberg, George Lucas, Woody Allen e Brian De Palma. A lista tem 28 longas-metragens que eu considero fundamentais. O que você acha?


Love Story (1970) > Ali MacGraw e Ryan O'Neal formaram o casal do filme mais lacrimoso dos anos 70. Quem também fez muito sucesso foi a trilha sonora de Francis Lai, premiada com o Oscar. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


Operação França (1971) > É um dos melhores policiais da década de 70 com Gene Hackman arrasando como um detetive de Nova York em confronto com um traficante. Onde assistir: Star+.


Laranja Mecânica (1971) > Uma gangue de criminosos espalha medo com seus atos de ultraviolência. Até que um deles é capturado e passa por uma experiência inédita. Estupendo trabalho de Stanley Kubrick. Onde assistir: HBO Max.



Morte em Veneza: belo trabalho de Luchino Visconti


Morte em Veneza (1971) > É um dos filmes preferido do diretor italiano Luchino Visconti, que adaptou com maestria o romance de Thomas Mann. A derradeira cena, com o ator Dirk Bogarde na praia do Lido, ao som de Mahler, entrou para a história. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


O Poderoso Chefão (1972) > Vencedor de três Oscars (filme, roteiro e ator, para Marlon Brando), o drama traz a saga do mafioso Don Vito Corleone, na Nova York das décadas de 40 e 50. É uma das obras-primas de Francis Coppola. A sequência, de 1974, é outro monumental trabalho do realizador. Onde assistir: Amazon Prime Video e Paramount+.


Inferno na Torre (1974) > Eu iniciei minha paixão pelo cinema com filmes-catástrofe, um gênero que cresceu na década de 70. Além de Terremoto e Aeroporto 77, Inferno na Torre foi um dos melhores exemplares, com elenco encabeçado por Paul Newman e Steve McQueen. Onde assistir: HBO Max.


O Exorcista (1973) > Um filme de terror ainda perturbador e assustador, a respeito de uma adolescente que, possuída pelo demônio, passa por sessões de exorcismo. Onde assistir: HBO Max.


Papillon (1973) > Primeira e definitiva adaptação do livro de Henri Charrière, que traz Dustin Hoffman e Steve McQueen como os prisioneiros na Ilha do Diabo que tentam, de várias formas, fugir de lá. Onde assistir: Looke e NetMovies.



Amarcord: o baú de memórias de Fellini


Amarcord (1973) > O exuberante e inconfundível estilo visual de Fellini está muito bem representado nesse poético baú de memórias, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1975. Onde assistir: Looke e NetMovies.


Dersu Uzala (1975) > O Exército russo envia um soldado para a gélida Sibéria, e lá ele faz amizade com o caçador Dersu Uzala. Direção primorosa do japonês Akira Kurosawa no drama que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


Tommy (1975) > Tommy é o garoto que, após passar por um trauma, fica cego, surdo e mudo. Esfuziante musical psicodélico estrelado por Roger Daltrey, vocalista da banda britânica The Who, com participações de Elton John, Tina Turner e Eric Clapton. Onde assistir: Amazon Prime Video.


Rocky Horror Picture Show (1975) > Comédia musical de terror sobre um casal que vai parar na mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um tipo andrógino que abriga gente bizarra. É um dos filmes mais cults da década de 70. Onde assistir: Star+.



Tubarão: Spielberg em grande sucesso de bilheteria


Tubarão (1975) > Em mais um sucesso de bilheteria e mais um projeto bem-sucedido, Steven Spielberg acertou na construção do clima de mistério que envolve a caçada a um tubarão branco que anda apavorando turistas. Onde assistir: Amazon Prime Video, Paramount+ e Star+.


Nasce uma Estrela (1976) > Pode até ter ficado datado, sobretudo se comparado à nova versão com Lady Gaga. Mas Barbra Streisand dá um show como a cantora iniciante que acaba ficando mais famosa do que o companheiro (Kris Kristofferson). Onde assistir: HBO Max.


Dona Flor e seus Dois Maridos (1976) > Nem a minissérie (de 1998) nem a nova versão (de 2017) superaram essa adaptação do livro de Jorge Amado. Uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro teve vários trunfos: a beleza, a sensualidade e o talento de Sonia Braga, como Dona Flor, o carisma e a graça de José Wilker (o Vadinho) e a trilha sonora de Chico Buarque. Onde assistir: Globoplay, Looke e MUBI.


Carrie, a Estranha (1976) > Grande nome nos anos 70 e 80, Brian De Palma, que anda sumido, fez uma das melhores adaptações para o cinema de um livro de Stephen King. Obra-prima do terror. Onde assistir: Amazon Prime Video.



Rocky, um Lutador: Oscar de melhor filme em 1977


Rocky, um Lutador (1976) > Nem Sylvester Stallone esperava que um drama sobre um lutador de boxe pudesse levar o Oscar de melhor filme, em 1977. Onde assistir: MGM (via Amazon Prime Video) e Globoplay para assinantes do Telecine.


Feios, Sujos e Malvados (1976) > Corrosiva comédia dirigida pelo italiano Ettore Scola sobre as mazelas de uma família que mora numa favela nos arredores de Roma. Onde assistir: Looke.


O Império dos Sentidos (1976) > É talvez o filme mais ousado e um dos mais polêmicos dos anos 70. O diretor Nagisa Oshima narra uma trágica história de amor usando sexo explícito. Onde assistir: MUBI.


Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) > Steven Spielberg fazendo o melhor do cinema-espetáculo com essa ficção futurista sobre o contato de um funcionário de uma companhia elétrica com um OVNI. Onde assistir: HBO Max.


Alta Ansiedade (1977) > Um dos maiores nomes do humor nos anos 70, Mel Brooks faz aqui um compilado de histórias de mistérios emulando Alfred Hitchcock. Onde assistir: Star+.



Star Wars: trabalho visionário de George Lucas


Guerra nas Estrelas/Star Wars (1977) > O visionário George Lucas marcou um golaço no gênero das ficções científicas espaciais ao narrar a saga do já lendário Luke Skywalker. Onde assistir: Disney +.


O Amigo Americano (1977) > O diretor alemão Wim Wenders começou a carreira nos anos 70 e teve seu auge nessa brilhante adaptação do livro de Patricia Highsmith. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


Sonata de Outono (1978) > É preciso ter um Bergman nessa lista e, nos anos 70, o diretor sueco reuniu sua musa, Liv Ullmann, e a grande Ingrid Bergman para interpretar mãe e filha em atritos. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


Mad Max (1979) > Foi o filme que revelou Mel Gibson para o mundo e colocou George Miller no radar dos grandes cineastas. É uma ficção futurista onde um policial tenta se vingar de um grupo de motociclistas. Onde assistir: HBO Max.


Alien, o Oitavo Passageiro (1979) > A cena do alien saindo da barriga de um personagem provocou desconforto nas plateias à época. E Ridley Scott, em seu primeiro sucesso, acertou nessa mistura de ficção científica e terror com uma poderosa heroína (Sigourney Weaver). Onde assistir: Star+.



Manhattan: homenagem de Woody Allen a NY


Manhattan (1979) > Woody Allen não poderia ficar de fora da lista e entra com essa belíssima homenagem à sua Nova York natal. Filmada em preto e branco, a comédia romântica é sobre um escritor divorciado e suas investidas amorosas. Onde assistir: MGM (via Amazon Prime Video).


A Vida de Brian (1979) > Brian nasceu no mesmo dia e local que Jesus e, por isso, passa sua vida sendo confundido com o Messias. É o delicioso e anárquico humor do grupo inglês Monty Python em sua melhor forma. Onde assistir: Netflix.


INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

653 visualizações

Posts recentes

Ver tudo