top of page
Foto do escritorMiguel Barbieri

28 filmes fundamentais para entender a década de 70


Laranja Mecânica: um dos melhores de Kubrick


Fiz um compilado mostrando a importância e o quão diversa foi a década de 70 para o cinema. Faltaram alguns títulos? Certamente alguém vai notar a ausência de filmes como Apocalypse Now, Taxi Driver e Annie Hall, mas eles não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming confiável. O período foi muito fértil para revelar grandes cineastas como Francis Coppola, Steven Spielberg, George Lucas, Woody Allen e Brian De Palma. A lista tem 28 longas-metragens que eu considero fundamentais. O que você acha?


Love Story (1970) > Ali MacGraw e Ryan O'Neal formaram o casal do filme mais lacrimoso dos anos 70. Quem também fez muito sucesso foi a trilha sonora de Francis Lai, premiada com o Oscar. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


Operação França (1971) > É um dos melhores policiais da década de 70 com Gene Hackman arrasando como um detetive de Nova York em confronto com um traficante. Onde assistir: Star+.


Laranja Mecânica (1971) > Uma gangue de criminosos espalha medo com seus atos de ultraviolência. Até que um deles é capturado e passa por uma experiência inédita. Estupendo trabalho de Stanley Kubrick. Onde assistir: HBO Max.



Morte em Veneza: belo trabalho de Luchino Visconti


Morte em Veneza (1971) > É um dos filmes preferido do diretor italiano Luchino Visconti, que adaptou com maestria o romance de Thomas Mann. A derradeira cena, com o ator Dirk Bogarde na praia do Lido, ao som de Mahler, entrou para a história. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


O Poderoso Chefão (1972) > Vencedor de três Oscars (filme, roteiro e ator, para Marlon Brando), o drama traz a saga do mafioso Don Vito Corleone, na Nova York das décadas de 40 e 50. É uma das obras-primas de Francis Coppola. A sequência, de 1974, é outro monumental trabalho do realizador. Onde assistir: Amazon Prime Video e Paramount+.


Inferno na Torre (1974) > Eu iniciei minha paixão pelo cinema com filmes-catástrofe, um gênero que cresceu na década de 70. Além de Terremoto e Aeroporto 77, Inferno na Torre foi um dos melhores exemplares, com elenco encabeçado por Paul Newman e Steve McQueen. Onde assistir: HBO Max.


O Exorcista (1973) > Um filme de terror ainda perturbador e assustador, a respeito de uma adolescente que, possuída pelo demônio, passa por sessões de exorcismo. Onde assistir: HBO Max.


Papillon (1973) > Primeira e definitiva adaptação do livro de Henri Charrière, que traz Dustin Hoffman e Steve McQueen como os prisioneiros na Ilha do Diabo que tentam, de várias formas, fugir de lá. Onde assistir: Looke e NetMovies.



Amarcord: o baú de memórias de Fellini


Amarcord (1973) > O exuberante e inconfundível estilo visual de Fellini está muito bem representado nesse poético baú de memórias, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1975. Onde assistir: Looke e NetMovies.


Dersu Uzala (1975) > O Exército russo envia um soldado para a gélida Sibéria, e lá ele faz amizade com o caçador Dersu Uzala. Direção primorosa do japonês Akira Kurosawa no drama que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


Tommy (1975) > Tommy é o garoto que, após passar por um trauma, fica cego, surdo e mudo. Esfuziante musical psicodélico estrelado por Roger Daltrey, vocalista da banda britânica The Who, com participações de Elton John, Tina Turner e Eric Clapton. Onde assistir: Amazon Prime Video.


Rocky Horror Picture Show (1975) > Comédia musical de terror sobre um casal que vai parar na mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um tipo andrógino que abriga gente bizarra. É um dos filmes mais cults da década de 70. Onde assistir: Star+.



Tubarão: Spielberg em grande sucesso de bilheteria


Tubarão (1975) > Em mais um sucesso de bilheteria e mais um projeto bem-sucedido, Steven Spielberg acertou na construção do clima de mistério que envolve a caçada a um tubarão branco que anda apavorando turistas. Onde assistir: Amazon Prime Video, Paramount+ e Star+.


Nasce uma Estrela (1976) > Pode até ter ficado datado, sobretudo se comparado à nova versão com Lady Gaga. Mas Barbra Streisand dá um show como a cantora iniciante que acaba ficando mais famosa do que o companheiro (Kris Kristofferson). Onde assistir: HBO Max.


Dona Flor e seus Dois Maridos (1976) > Nem a minissérie (de 1998) nem a nova versão (de 2017) superaram essa adaptação do livro de Jorge Amado. Uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro teve vários trunfos: a beleza, a sensualidade e o talento de Sonia Braga, como Dona Flor, o carisma e a graça de José Wilker (o Vadinho) e a trilha sonora de Chico Buarque. Onde assistir: Globoplay, Looke e MUBI.


Carrie, a Estranha (1976) > Grande nome nos anos 70 e 80, Brian De Palma, que anda sumido, fez uma das melhores adaptações para o cinema de um livro de Stephen King. Obra-prima do terror. Onde assistir: Amazon Prime Video.



Rocky, um Lutador: Oscar de melhor filme em 1977


Rocky, um Lutador (1976) > Nem Sylvester Stallone esperava que um drama sobre um lutador de boxe pudesse levar o Oscar de melhor filme, em 1977. Onde assistir: MGM (via Amazon Prime Video) e Globoplay para assinantes do Telecine.


Feios, Sujos e Malvados (1976) > Corrosiva comédia dirigida pelo italiano Ettore Scola sobre as mazelas de uma família que mora numa favela nos arredores de Roma. Onde assistir: Looke.


O Império dos Sentidos (1976) > É talvez o filme mais ousado e um dos mais polêmicos dos anos 70. O diretor Nagisa Oshima narra uma trágica história de amor usando sexo explícito. Onde assistir: MUBI.


Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) > Steven Spielberg fazendo o melhor do cinema-espetáculo com essa ficção futurista sobre o contato de um funcionário de uma companhia elétrica com um OVNI. Onde assistir: HBO Max.


Alta Ansiedade (1977) > Um dos maiores nomes do humor nos anos 70, Mel Brooks faz aqui um compilado de histórias de mistérios emulando Alfred Hitchcock. Onde assistir: Star+.



Star Wars: trabalho visionário de George Lucas


Guerra nas Estrelas/Star Wars (1977) > O visionário George Lucas marcou um golaço no gênero das ficções científicas espaciais ao narrar a saga do já lendário Luke Skywalker. Onde assistir: Disney +.


O Amigo Americano (1977) > O diretor alemão Wim Wenders começou a carreira nos anos 70 e teve seu auge nessa brilhante adaptação do livro de Patricia Highsmith. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


Sonata de Outono (1978) > É preciso ter um Bergman nessa lista e, nos anos 70, o diretor sueco reuniu sua musa, Liv Ullmann, e a grande Ingrid Bergman para interpretar mãe e filha em atritos. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


Mad Max (1979) > Foi o filme que revelou Mel Gibson para o mundo e colocou George Miller no radar dos grandes cineastas. É uma ficção futurista onde um policial tenta se vingar de um grupo de motociclistas. Onde assistir: HBO Max.


Alien, o Oitavo Passageiro (1979) > A cena do alien saindo da barriga de um personagem provocou desconforto nas plateias à época. E Ridley Scott, em seu primeiro sucesso, acertou nessa mistura de ficção científica e terror com uma poderosa heroína (Sigourney Weaver). Onde assistir: Star+.



Manhattan: homenagem de Woody Allen a NY


Manhattan (1979) > Woody Allen não poderia ficar de fora da lista e entra com essa belíssima homenagem à sua Nova York natal. Filmada em preto e branco, a comédia romântica é sobre um escritor divorciado e suas investidas amorosas. Onde assistir: MGM (via Amazon Prime Video).


A Vida de Brian (1979) > Brian nasceu no mesmo dia e local que Jesus e, por isso, passa sua vida sendo confundido com o Messias. É o delicioso e anárquico humor do grupo inglês Monty Python em sua melhor forma. Onde assistir: Netflix.


3.957 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Junyander
Junyander
há 3 dias

Olá, Miguel! Tudo bem? Gostei da lista! Só fiquei na dúvida se ela segue uma ordem de preferência ou está organizada apenas em ordem cronológica mesmo... abraço!

Like
bottom of page