Onde ver 30 filmes sobre astros e estrelas da música


Andra Day como Billie Holiday: no Amazon Prime Video (foto: divulgação)


As cinebiografias de astros da música estão muito em alta. Respect, sobre Aretha Franklin, deve chegar aos cinemas em setembro. A história de Elvis Presley está prometida para 2022. No Brasil, Gal Costa e Ney Matogrosso também terão suas trajetórias contadas no cinema. E será que você já assistiu aos 30 longas-metragens da minha lista? Confira abaixo as cinebiografias disponíveis nas plataformas digitais de 33 ídolos ícones da música.


Estrangeiros


Estados Unidos vs Billie Holiday > Críticos torceram o nariz, mas eu gostei desse capítulo da vida de Billie Holiday, quando, na década de 50, ela foi perseguida pelo FBI por cantar uma música “proibida”. O vício em heroína da estrela e seus conturbados relacionamentos também são registrados. E Andra Day, indicada ao Oscar 2021, está fabulosa! Amazon Prime Video (assinatura).


Judy > Renée Zellweger mereceu o Oscar interpretando Judy Garland. Extraído de uma peça teatral, o filme não é uma biografia completa e concentra-se em 1968 quando, endividada, Judy aceita realizar uma temporada de shows em Londres. Streaming do Telecine (assinatura).


Chadwick Boseman como James Brown em Get Up On (foto: divulgação)


Get on Up > A atuação estupenda de Chadwick Boseman (1976-2020) é o ponto alto da biografia de James Brown. O roteiro vai desde sua infância turbulenta até o sucesso como um dos mais importantes nomes da soul music. Na trilha sonora, hits como I Got You (I Feel Good) e Sex Machine. Google Play, Claro Video e AppleTV (aluguel).


A Voz Suprema do Blues > Não é exatamente uma biografia e, sim, um momento da vida da cantora de blues Ma Rainey (1886-1939) quando, na década de 20, ela foi gravar um disco em Chicago. As exigências da estrela e seu talento exuberante são muito bem captados pela atriz Viola Davis, indicada ao Oscar 2021. Netflix (assinatura).


Bessie > Interpretada com garra por Queen Latifah, Bessie Smith trabalhava como corista quando agarra a chance de virar cantora na trupe de Ma Rainey (Mo'Nique), em 1913. A voz da nova estrela chega a empolgar as plateias e Bessie brilha por conta própria. HBO Max ou HBO pelo NOW.


Rocketman > No papel de Elton John, Taron Egerton dá um show à parte cantando com sua voz hits como Your Song, Crocodile Rock, Tiny Dancer e Rocketman. O roteiro cobre da infância do cantor até sua internação numa clínica de reabilitação, no começo da década de 90. Streaming do Telecine (assinatura) ou Telecine pelo NOW (aluguel ou grátis para assinantes do Telecine).


Gainsbourg > Grande nome do cancioneiro francês, Serge Gainsbourg (1928-1991) é visto desde a infância, na Paris ocupada pelos alemães, até torna-se compositor de músicas popularizadas por vozes femininas, como as de Françoise Hardy, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Jane Birkin, sua esposa e mãe de sua filha, Charlotte Gainsbourg. Éric Elmosnino interpreta o protagonista numa caracterização impressionante. Globoplay (assinatura) e Reserva Imovision (assinatura ou aluguel).


England Is Mine > Stephen Patrick é um rapaz tímido e sem amigos, que compõe letras melancólicas na Manchester de 1976. O filme flagra o início da carreira de Morrissey, futuro líder dos Smiths e autor de hits memoráveis, como The Boy with the Thorn in His Side. Amazon Prime Video (assinatura).


Ray > Jamie Foxx está excelente como Ray Charles e faturou, merecidamente, o Oscar de melhor ator. O filme segue a extensa trajetória do formidável cantor de rhythm and blues, que tornou memoráveis músicas como Georgia On My Mind e Unchain My Heart. Streaming do Telecine (assinatura), Google Play e AppleTV (aluguel).


Sid & Nancy – O Amor Mata > Gary Oldman interpreta Sid Vicious, líder e vocalista da banda punk Sex Pistols, na Inglaterra da década de 70. Chloe Webb é Nancy, sua namorada que o levou para o caminho das drogas e arruinou sua vida e carreira. Belas Artes à la Carte (assinatura).


Dreamgirls – Além da fazer várias referências a artistas da Motown, o filme, com oito indicações ao Oscar em 2007, é inspirado num musical da Broaway, que seria uma versão da vida das The Supremes. Formado por Florence Ballard, Mary Wilson e Diana Ross, o trio fez muito sucesso na década de 60. Netflix (assinatura).


Dalida – Nascida no Cairo, Dalida (1933-1987) foi uma diva na França, vendeu mais de 140 milhões de discos e cantava em dez idiomas. O filme, que ficou inédito nos cinemas brasileiros, repassa a trajetória de cantora, interpretada por Sveva Alviti. Belas Artes à la Carte (assinatura).


Straight Outta Compton – Na Califórnia dos anos 80, cinco rapazes aproveitam a explosão do gangsta rap para formar o grupo N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes). Netflix (assinatura).


Roxanne Roxanne > A trajetória de Roxanne Shante começa em 1982 quando a menina, aos 14 anos, participa de batalhas de hip hop pelas ruas do Queens, em Nova York, na intenção de se tornar rapper. Netflix (assinatura).


Selena – A americana Selena Quintanilla-Pérez, ou apenas Selena, foi uma cantora de grande sucesso na década de 90, sobretudo nos países de idioma hispânico. Seu trágico destino causou comoção e indignação em 1995. Jennifer Lopez, em seu primeiro grande papel no cinema, interpreta a protagonista. HBO Max (assinatura).


The Beach Boys – O filme traz a trajetória de Brian Wilson (John Cusack), desde a fundação da banda Beach Boys, sucesso na década de 60, até sua luta contra a dependência das drogas com a ajuda de um terapeuta. Looke e AppleTV (aluguel).


A Vida de Miles Davis – Don Cheadle interpreta o lendário trompetista Miles Davis (1926-1991) em 1974, já decadente pelo vício em drogas. Em recuperação e isolado, ele recebe a visita de um jornalista (Ewan McGregor), que está disposto a publicar uma matéria sobre sua carreira. Google Play e AppleTV (aluguel).


Chet Baker – A Lenda do Jazz - O roteiro se concentra na trajetória do fabuloso trompetista em meados da década de 60. Com raros flashbacks, a história flagra Chet Baker (1929-1988), interpretado por Ethan Hawke, livrando-se do vício em heroína. Claro Video e AppleTV (aluguel).


Jimi – Tudo a Meu Favor – Em 1966, Jimi Hendrix (1942-1970), descoberto por uma modelo em Nova York, muda para Londres para gravar seu primeiro disco. A história dessa lenda da guitarra elétrica termina pouco antes de sua apresentação no Monterey Pop. AppleTV (aluguel).


Bird – Clint Eastwood, apaixonado por jazz, fez uma bela homenagem a Charlie “Bird” Parker, o lendário saxofonista que é retratado desde criança até sua morte, em 1955, aos 34 anos. Forest Whitaker está sensacional no papel. AppleTV (aluguel).


Chay Suede interpreta Erasmo Carlos em Minha Fama de Mau (foto: divulgação)


Brasileiros


Minha Fama de Mau > Erasmo Carlos (Chay Suede) quer fazer carreira na música, mas só descola um emprego numa rádio com Carlos Imperial. Quando conhece Roberto Carlos (Gabriel Leone), brotam canções que abrem as portas do sucesso. Streaming do Telecine, Globoplay (assinatura), NOW (aluguel ou grátis para assinantes do Telecine), Google Play, Looke e AppleTV (aluguel).


Legalize Já – Antes de formar o Planet Hemp, Marcelo D2 (Renato Góes) vendia camisetas nas ruas do Rio de Janeiro. E foi aí que conheceu Skunk (Ícaro Silva), um jovem músico negro, revoltado com a opressão e o preconceito. Streaming do Telecine (assinatura), NOW (para assinantes do Telecine) e Globoplay (assinatura).


Tim Maia > A vida de Tim Maia (1942-1998) é muito bem registrada, desde sua humilde infância, o sucesso nos palcos e até o mergulho nas drogas. Babu Santana está incrivelmente parecido com Tim, seja fora ou em cima do palco, cantando hits como Azul da Cor do Mar e Sossego. Netflix e Streaming do Telecine (assinatura).


Elis > A estupenda atuação de Andréia Horta é o grande trunfo da cinebiografia de Elis Regina (1945-1982). O roteiro segue a vida da cantora gaúcha desde sua chegada no Rio de Janeiro para tentar a carreira até sua morte. Streaming do Telecine (assinatura), NOW (para assinantes do Telecine) e Globoplay (assinatura).


Gonzaga — De Pai pra Filho > Pai e filho, ambos cantores e compositores, são retratados no comovente filme. Embora tenha números musicais, o foco está na conturbada relação entre Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião, e seu filho, Gonzaguinha (1945-1991). Netflix, Globoplay e Streaming do Telecine (assinatura).


Simonal > Descoberto por Miele e Bôscoli, Wilson Simonal (1938-2000) gravou um disco e virou um fenômeno. Sua biografia tem ótima recriação de época e excelente atuação de Fabrício Boliveira como “o rei da pilantragem”. Streaming do Telecine e Globoplay (assinatura).


Cazuza – O Tempo Não Para > Adoro essa biografia de um dos meus cantores/compositores favoritos. O roteiro cobre a vida e carreira de Cazuza desde o surgimento com a banda Barão Vermelho até sua morte em decorrência da Aids, em 1990, aos 32 anos. Globoplay (assinatura).


2 Filhos de Francisco – Outra cinebiografia que, sempre que vejo, me comove. É a trajetória de Zezé Di Camargo, que começou a carreira fazendo dupla sertaneja com seu irmão, Emival, em Goiás. Ao tentar a carreira em São Paulo, recebe a visita de outro irmão, Luciano. Globoplay (assinatura).


Maysa – Quando Fala o Coração – Versão compacta da minissérie exibida pela Globo em 2009. Trata-se da vida tumultuada e da gloriosa carreira de Maysa (1936-1977), intérprete de canções “de fossa” como Ouça e Meu Mundo Caiu. Globoplay (assinatura).


Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor – Mais uma minissérie que foi compactada. A vida profissional e o conturbado casamento da cantora Dalva de Oliveira (Adriana Esteves) com o compositor Herivelto Martins (Fábio Assunção) são registrados em duas horas de duração. Globoplay (assinatura).


INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

462 visualizações

Posts recentes

Ver tudo