top of page

Val Kilmer se despe da vaidade em documentário


Val Kilmer em cena de Val: câncer na garganta e traqueostomia para poder respirar


Quem conhece Val Kilmer de filmes como Top Gun e Batman Eternamente, pode ficar espantado com o estado de saúde do ator, que aparece no documentário Val, exclusivo do Amazon Prime Video. Com um câncer de garganta diagnosticado em 2012, ele passou por sessões de quimio e radioterapia e, hoje, respira e se alimenta por uma traqueostomia. Isso, porém, não o impede de seguir adiante e viver intensamente, mesmo longe dos palcos ou do cinema.


Narrado por seu filho, o documentário repassa sua trajetória, com ênfase na carreira. Kilmer tem um galpão onde guarda centenas de fitas com registros que passam por sua infância, sua estreia no teatro (ao lado de Kevin Bacon e Sean Penn, em 1983) e várias cenas de bastidores de seus longas-metragens.


É uma viagem nostálgica que vai da estreia em Hollywood com a comédia Top Secret (1984) até A Ilha do Dr. Moreau (1996), em que captou a tensão nas filmagens e até um raríssimo momento de descanso do astro Marlon Brando. A partir daí, o documentário segue apenas com imagens dos filmes que, até mesmo para Val Kilmer, pareceram "menores" ou insignificantes em sua carreira.


Com muita dificuldade para falar, ele também relembra o triunfo inesperado de Top Gun, o fiasco na interpretação de Batman, a imersão para interpretar Jim Morrison em The Doors e a paixão por Joanne Whalley, sua parceira em Willow (1988), com que se casou, teve dois filhos e se divorciou nos anos 90.


Embora sem maiores polêmicas, Val é de uma rara transparência. Kilmer, que está com 61 anos, deixa de lado qualquer tipo de vaidade para expor sua realidade. A doença o afastou da profissão, mas ele continua marcando presença, seja num sessão ao ar livre do faroeste Tombstone, no Texas, ou dando autógrafos numa Comic Con. E o faz com a alegria de um ator que teve seu sucesso e, hoje, vive das glórias passadas. É um documento que pouquíssimos astros teriam coragem de realizar.



1.016 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page