top of page

O Rei da TV: será que Silvio Santos foi bem retratado?


Mariano Mattos Martins: Silvio dos 27 aos 45 anos


Prestes a completar 92 anos em 12 de dezembro, Silvio Santos é o grande nome vivo da TV brasileira. Ele é avesso a entrevistas e muito reservado quanto à sua vida pessoal. Para escrever a minissérie O Rei da TV, do Star+, os três roteiristas precisaram recorrer às informações disponíveis sobre a vida e a carreira do apresentador. O resultado é irregular. Tem seus altos e baixos, porém não deixa de ser um registro que não passa pano para Senor Abravanel.


A trama segue, paralelamente, em duas épocas. Começa em 1945, no Rio de Janeiro, quando o adolescente Senor virou camelô e, em seguida, foi para São Paulo trabalhar numa rádio. Em 1988, Silvio Santos, já um apresentador consagrado e dono do SBT, fica sem voz e tem um diagnóstico de pólipo na garganta. Seria o fim de sua carreira?


Licenças "poéticas" ou não, há vários deslizes nos tempos descritos. Parece que os roteiristas não se importaram com as datas exatas e se deram a liberdade de juntar vários fatos ocorridos em anos distintos. Basta dar um Google para ver que algumas informações não conferem.


Vi problemas também na direção de arte. Embora extremamente detalhista, é toda muito certinha, perfeitinha e arrumadinha, o que acaba tirando a naturalidade da trama.


Gosto, contudo, de várias coisas. Mariano Mattos Martins (dos 27 aos 45 anos) e José Rubens Chachá (aos 58 anos), sem cair na caricatura, estão ótimos no papel do protagonista, assim como Roberta Gualda, que faz Cidinha, a primeira esposa.


É uma delícia (re)lembrar as façanhas de Silvio. De mascate a dono de emissora de TV, ele fez fama e fortuna com seu carisma e ousadia, mas também passou por cima de pessoas e baixou a cabeça para os militares durante a ditadura. Segundo a minissérie, foi um marido ausente no primeiro casamento e, ao longo da trajetória, um homem que pensava mais no trabalho do que na família.












211 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page