top of page

Netflix e Amazon: 18 filmes argentinos vigorosos


Ricardo Darín em Tese sobre um Homicídio (foto: divulgação)


O cinema argentino é melhor do que o brasileiro? Sempre me fizeram essa pergunta e eu sempre devolvo com uma pergunta: quantos filmes argentinos são lançados no Brasil? Ou seja: é uma comparação impossível. O que chega até aqui do país vizinho é uma porcentagem muito pequena do que é produzido pelos hermanos. Comparações à parte, minha lista com vinte filmes, disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video, dá um ótimo panorama do audiovisual argentino.


Netflix


El Patrón, Radiografía de un Crimen > Hermógenes (Joaquín Furriel) foi preso e, para saber o que o levou à cadeia, a trama volta no tempo e mostra como esse humilde açougueiro se submeteu à relação abusiva que tinha com seu patrão.


O Cidadão Ilustre > Daniel Mantovani (Oscar Martínez), que já ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e vive na Espanha, regressa à Argentina para receber uma condecoração. Mas passará por um turbilhão de emoções e contratempos, ora divertidos, ora trágicos.


Minha Obra-Prima > Arturo (Guillermo Francella), um galerista de Buenos Aires, tenta convencer o intransigente pintor Renzo (Luis Brandoni) a fazer uma exposição com suas telas. A comédia dramática aborda, num registro divertido e melancólico, a amizade desses dois personagens sem escrúpulos.


Crimes de Família > Instigante suspense dramático com duas tramas correndo paralelamente. Daniel (Benjamín Amadeo), queridinho de sua mãe, Alicia (Cecilia Roth), está preso por estupro da ex-mulher. Em outra ponta do roteiro, a empregada de Alicia também está na cadeia. O que será que une as duas histórias?


Uma Espécie de Família > A fim de adotar um bebê ilegalmente, uma mulher de classe média parte de Buenos Aires em direção ao pobre sul da Argentina. O que seria um contrato rápido, transforma-se num pesadelo.


O Décimo Homem > Daniel Burman é um dos mais famosos diretores argentinos (confira seus outros trabalhos na lista do Amazon Prime). Sempre registrando suas origens judaicas, o realizador traz à tona a relação conturbado entre um economista de regresso a Buenos Aires e seu pai, que abriu uma fundação para ajudar a população carente.


O Outro Irmão > Há tensão na história de um homem que, para receber um seguro de vida, se associa a um criminoso para cometer um crime.


A História Oficial > Em um dos mais prestigiados trabalhos do cinema argentino, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986, o foco está no drama mostra de uma professora conservadora (a ótima Norma Aleandro) durante a ditadura militar.


Aterrorizados > A Argentina também faz bons filmes de terror conforme demostra essa história sobre um detetive e dois veteranos investigadores, que têm a missão de desvendar casos sobrenaturais em três residências de Aires.


Um Time Show de Bola > Juan José Campanella, diretor de O Filho da Noiva, é o realizador dessa simpática animação que tem o futebol como tema. Numa trama com elementos de fantasia, Amadeo faz os preparativos de um jogo. Seu objetivo é derrotar Colosso, seu rival na infância, que virou um antipático craque da bola.


Amazon Prime Video


O Segredo de Seus Olhos > Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, o drama do diretor de O Filho da Noiva é ambientado em dois tempos distintos. Em 1974, um oficial de justiça (Ricardo Darín) tenta encontrar o estuprador e assassino de uma moça de 23 anos. Após 25 anos, ele está aposentado, escreveu um livro sobre o caso policial e tenta reconquistar sua ex-chefe. O desfecho é surpreendente.


Tese sobre um Homicídio > Ricardo Darín é um advogado aposentado que tem quase certeza de que um seus alunos estuprou e matou uma moça no estacionamento da universidade. Incriminar o rapaz vira sua obsessão.


As Leis de Família: Daniel Hendler sob a direção de Daniel Burman (foto: divulgação)


Entre 2000 e 2006, Daniel Burman realizou sua “trilogia da identidade” tendo sempre o ator Daniel Hendler como protagonista. Nos três filmes, o nome do personagem é Ariel e tem um sobrenome judaico, que remete às origens do diretor.


Esperando al Mesias / Esperando o Messias > Ariel Goldstein, um jovem de Buenos Aires, tem de lidar com a doença fatal de sua mãe enquanto arranja um trabalho como segurança noturno. Seu maior dilema é: quando perderá a virgindade?


El Abrazo Partido / O Abraço Partido > Ao deixar a faculdade de arquitetura para morar na Polônia, Ariel Makaroff, de 20 e poucos anos, tenta entender o motivo que levou seu pai a deixar a família para lutar na Guerra do Yom Kippur, em 1973.


Derecho de Familia / As Leis de Família > Ariel Perelman, na casa dos 30 anos, está casado e, prestes a ter um filho, percebe que tem semelhanças e diferenças com seu pai.


Dos Hermanos / Dois Irmãos > Na direção de Daniel Burman, o drama ganha leveza e tem uma dupla de atores fabulosos. Antonio Gasalla e Graciela Borges interpretam Marcos e Suzana, que são irmãos, moram em Buenos Aires, não casaram e têm personalidades opostas, o que gera uma série de conflitos, muitas vezes hilariantes.


La Suerte em Tus Manos / A Sorte em Suas Mãos > Mais um trabalho assinado por Daniel Burman, que aqui investe num romance saboroso. Trata-se da relação entre Uriel (papel do cantor Jorge Drexler), pai de dois filhos e divorciado, e Gloria (Valeria Bertuccelli), que também se separou recente e amarga uma depressão.


El Misterio de la Felicidad / O Mistério da Felicidade > Daniel Burman dirigiu essa coprodução entre Argentina e Brasil, que ficou inédita nos cinemas brasileiros. Laura (Inés Estévez) está desesperada com o sumiço de seu marido, que era sócio de Santiago (Guillermo Francella). Os dois, então, unem as forças para sair da Argentina e vir ao Brasil para tentar encaixar as pedras de um quebra-cabeça.


7.504 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page