Netflix e Amazon: 26 filmes com histórias de superação


A Livraria: uma mulher desafia os homens de uma vila de pescadores (foto: divulgação)


Eu adoro histórias de superação. Tramas que elevam o astral são sempre bem-vindas e, "garimpando" na Netflix e no Amazon Prime Video, encontrei 28 filmes que podem ou não ser inspirados em personagens reais. Espero que goste da minha lista. Boas sessões!


Netflix


37 Segundos > Mei Kayama, assim como sua personagem, tem paralisia cerebral. Talentosa desenhista, ela procura uma editora e recebe uma resposta direta: para conseguir fazer traços realistas, a garota precisa ter prazeres (inclusive sexuais) na vida. Começa aí uma jornada por Tóquio à procura de um mundo novo.


Moxie — Quando as Garotas Vão à Luta > Num high school, Vivian (Hadley Robinson) é a criadora de um fanzine, que quer expor o quanto suas colegas são assediadas e humilhadas na escola e, assim, promover um debate sobre o machismo.


O Tigre Branco > Balram (Adarsh Gourav) saiu de um vilarejo miserável dá vida e consegui o que queria: trabalhar como motorista para Ashok (Rajkummar Rao), o filho de um empresário.


Alice Júnior > A pernambucana Alice (Anne Celestino Mota) muda com o pai para uma pequena cidade no sul do Brasil. Como é uma garota trans, ela terá de dar a volta por cima para rebater o preconceito dos colegas.


A Livraria > No fim dos anos 50, a viúva Florence Green (Emily Mortimer) compra briga com os “chefões” de um vilarejo de pescadores da Inglaterra ao transformar um edifício histórico na primeira livraria do local.


Girl > Ao ser aceita numa escola de balé na Bélgica, uma garota trans precisa começar a tomar hormônios para concluir sua transição. O pai a apoia, mas ela terá de superar a intolerância dos preconceituosos.


O Menino que Descobriu o Vento > Numa história inspirada em caso real, um menino do Malawi, nascido numa família pobre consegue estudar e criar um moinho para trazer água à sua aldeia.


Barry: o início da vida universitária de Obama


Barry > Em sua entrada na universidade, Barry precisou superar o preconceito de brancos e negros para concluir os estudos. O filme narra o início da trajetória bem-sucedida do ex-presidente americano Barack Obama.


Sierra Burgess É uma Loser > Nerd, desengonçada e acima do peso, Sierra sofre bullying das colegas e cai numa pegadinha ao ter um encontro com o rapaz mais desejado da escola (Noah Centineo). Só que o moço se encanta pela nova pretendente.


Mais Forte que o Mundo > É a história real do boxeador José Aldo, interpretado por José Loreto. Após a infância e a adolescência conturbadas em Manaus, ele se mandou para o Rio de Janeiro e ganhou a confiança de um treinador (Milhem Cortaz) para seguir na carreira de pugilista.


Antonia – Uma Sinfonia > Antes de adotar o nome de Antonia, a pianista Willy teve de enfrentar o machismo da década de 20 para ser a primeira maestrina a reger uma orquestra.


Radioactive > Interpretada por Rosamund Pike, Marie Curie, polonesa naturalizada francesa, precisou superar obstáculos para desenvolver seus estudos sobre a radioatividade e foi a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel – de física e química – no início do século XX.


A Travessia > A façanha do acrobata francês Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), de 24 anos, é muito bem registrada pelo diretor Robert Zemeckis. Em 7 de agosto de 1974, Petit chegou ao topo do World Trade Center para fazer a travessia, num corda de aço, entre as torres gêmeas.


Amazon Prime Video


O Som do Silêncio: personagem de Riz Ahmed precisa aprender a linguagem dos sinais


O Som do Silêncio > Riz Ahmed foi indicado ao Oscar 2021 pelo papel de um baterista de uma banda de rock que está perdendo a audição. Para continuar a se comunicar, ele precisa aprender a linguagem dos sinais. Aos poucos, passa a entender que existe um novo mundo de possibilidades.


Meu Nome É Sara > A garota judia Sara muda de nome para poder sobreviver durante a II Guerra. Ela consegue fugir de um gueto na Polônia ocupada pelos nazistas e passa a trabalhar numa fazenda de um vilarejo na Ucrânia.


Suprema > Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) é casada e mãe de uma garotinha. Em meados dos anos 50, enfrentou o ambiente machista da prestigiada Universidade Harvard para poder cursar Direito. A inspiradora trajetória da protagonista chega até os anos 70 quando ela batalha pela igualdade de gênero nos tribunais.


Desafio de um Campeão > No drama italiano, o jogador de futebol Christian, embora talentoso em campo, é muito explosivo e sem educação. Ele, então, passa a receber instruções e deverá ser “domado” por um professor solitário, que também passa por problemas pessoais.


O Ídolo > Mohammed Assaf (Qais Attallah) mora em Gaza e é apaixonado por música desde criança. Adulto e trabalhando como taxista, ele planeja sair clandestinamente da Palestina para participar do programa de calouros Arab Idol. Também no Globoplay.


Fuga pela Fronteira > Em 1942, durante a II Guerra, dois irmãos noruegueses ajudam um outro casal de irmãos judeus a atravessar a fronteira para chegar até a Suécia.


Canário > Em 1985, o gay sul-africano Johan esconde sua orientação sexual porque tem pais conservadores e carrega o peso da religião evangélica. A situação se complica quando ele é convocado para integrar o coro dos Canários, grupo de rapazes cristãos que faz apresentações para os familiares dos soldados em guerra.


O Vencedor > Christian Bale levou o Oscar de melhor ator coadjuvante no papel no papel de Dicky Eklund, um ex-pugilista da década de 80 que, embora tenha derrotado uma única vez o campeão Sugar Ray Leonard, declinou na carreira por causa do vício em crack. Entre suas recaídas nas drogas, consegue a duras penas treinar Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão caçula, no ringue. Também disponível no Globoplay.


Amigos para Sempre > Na versão americana do francês Intocáveis, Bryan Cranston é o tetraplégico milionário que, cansado das limitações, encontra num cuidador (Kevin Hart) uma outra maneira de enxergar a vida.


Marvin > Vítima de bullying durante a infância e vindo de uma família homofóbica, Marvin consegue sair do interior da França e tentar a carreira de ator em Paris.


Bagdad Café > Uma turista alemã é abandonada pela marido numa estrada do Arizona, nos Estados Unidos, e reencontra a felicidade na companhia da dona e dos hóspedes de um motel.


Sem Palavras > Na comédia dramática francesa, Fabrice Luchini é um chefe workaholic. Até que ele sofre um AVC, que afeta sua comunicação, e precisa reaprender a falar com a ajuda de fonoaudióloga.


Invencível > Louis Zamperini foi um atleta olímpico que, durante a II Guerra, serviu como piloto da Força Aérea Americana. Durante uma missão, seu avião caiu no mar. Muitos dias depois, sofreu ainda mais ao ser capturado pelos inimigos japoneses. Também disponível na Netflix.


INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter


1.176 visualizações

Posts recentes

Ver tudo