top of page

Memórias de Verão: já teve um crush nas férias de verão?


Deniz e Asli: a paixão de um adolescente pela amiga da irmã (foto: divulgação)


Quem nunca teve um crush nas férias de verão, o que é difícil, talvez não se identifique com o protagonista do filme turco Memórias de Verão, novidade da Netflix.


Deniz (Fatih Berk Sahin) tem 16 anos, é virgem e chega com a família a um residencial privado numa praia da Turquia. A primeira pessoa que ele encontra é Asli (Ece Çesmioglu), amiga de sua irmã e iminente caloura de faculdade. Ela é mais velha e tem Deniz como um irmãozinho. Só que ele não pensa dessa maneira. Saindo da adolescência, o rapaz se encanta pela brejeirice de Asli e quer conquistá-la. Mas ela está decidida a aproveitar as férias, curtindo com os amigos na balada, nos bares, nos passeios de barco. E, talvez, encontrar um gatão para chamar de seu.


Eu já tinha visto alguns filmes turcos na Netflix e quase sempre me decepcionaram pelo excesso de dramalhão. Não é o caso de Memórias de Verão. Trata-se de um registro honesto do "coming of age", o momento de transição da adolescência para a idade adulta. O franzino Deniz tem aquela mistura de ímpeto com timidez, típica da idade.


Vale lembrar que a história se passa em 1997, uma época pré-smartphone, ou seja, os encontros e relacionamentos ocorrem na base do tête-à-tête - nada é virtual. Para um filme de um país de maioria muçulmana, Memórias de um Verão até que faz um registro ousadinho de jovens que se entopem de álcool e maconha. Sexo está liberado, porém só em cenas sugestivas. Pode até rolar um triângulo amor... quem sabe?



196 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page