top of page

17 filmes imperdíveis do recente cinema italiano


Belos Sonhos: recordações amargas da infância


Antes da lista, é bom eu explicar o que classifiquei como "recente cinema italiano". Não fui atrás dos clássicos porque, além de difíceis de serem encontrados no streaming, acredito que as pessoas estejam em busca de novidades - ou de algo que ainda não viu. O primeiro da lista (e o meu preferido) é A Grande Beleza, vencedor do Oscar. E foi a partir do ano de produção dele (2013) que listei os outros 16 títulos. Ou seja: é um recorte dos quase dez anos da produção italiana.


A Grande Beleza (2013) > Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, é um trabalho estupendo do diretor Paolo Sorrentino. Trata-se de uma “homenagem” a Roma, com sua decadência e sua alta sociedade fútil, e também um tributo quase explícito a Fellini. Onde assistir: Looke.


Belos Sonhos (2016) > O grande diretor Marco Bellocchio encontrou um ótimo personagem para analisar as dores de uma perda. Massimo tem grande adoração por sua mãe - até que ela morre inesperadamente. Já adulto e traumatizado, ele passa a reviver o passado com a ajuda da terapia. Onde assistir: Amazon Prime Video.


Fogo no Mar (2016) > Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2017, o filme faz um contundente registro da ilha italiana de Lampedusa, que se tornou palco da crise migratória da Europa. Onde assistir: Reserva Imovision.


O Fantasma da Sicília (2017) > Apaixonada por Giuseppe, a garota Luna se desespera ao saber que seu amado desapareceu misteriosamente. Ela se empenha em encontrar o garoto na Sicília dominada por mafiosos. Realista e poético, o filme é inspirado numa brutal história real. Onde assistir: Belas Artes à la Carte e Amazon Prime Video.



Lazzaro: a mesma aparência em outra década


Lazzaro Felice (2018) > Além de uma realização fascinante, a diretora Alice Rohrwacher traz à tona uma história muito inventiva. Lazzaro e sua família são tratados como escravos numa região rural italiana. Ao dar um grande salto no tempo, a trama tem o protagonista com a mesma aparência. O que teria acontecido? Onde assistir: Netflix.


Perdoai as Nossas Dívidas (2018) > Além das excelentes atuações de Marco Giallini e Claudio Santamaria, o drama enfoca uma situação desconfortante. Um desempregado, que não tem como pagar suas dívidas, aceita trabalhar para uma empresa de crédito. Só que o serviço é horroroso: ele terá de humilhar e ofender os devedores publicamente. Onde assistir: Netflix.



Dogman: ataque de fúria após agressões


Dogman (2018) > Matteo Garrone, grande diretor italiano, faz um trabalho estupendo, bruto e violento ao registrar o cotidiano de um funcionário de um pet shop que, num ataque de fúria e vingança, decide fazer justiça com as mãos. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


Na Própria Pele — O Caso Stefano Cucchi (2018) > Uma triste história real, mas que, ao menos, resultou em algo positivo na Itália. Em atuação estupenda, Alessandro Borghi interpreta Stefano Cucchi, preso por porte de drogas e espancado na delegacia. Começa aí uma angustiante jornada ao inferno. Onde assistir: Netflix.


Desafio de um Campeão (2019) > Christian é um jogador de futebol talentoso, mas que apresenta comportamento explosivo em campo. A direção do time entra em cena para que ele seja “educado” e passe a ser instruído por um professor solitário (Stefano Accorsi), que passa por problemas pessoais. Nasce aí uma grande (e conflituosa) amizade. Onde assistir: Amazon Prime Video.


De Volta para Casa (2019) > A diretora e roteirista Cristina Comencini faz um trabalho muito sensível ao contar a história de Alice, uma jornalista de 40 anos que volta a Nápoles para o funeral do pai. Lá, reencontra um velho amigo da família e tem amargas lembranças do passado. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.


Nada Santo (2019) > Um dos mais requisitados atores italianos, Riccardo Scamarcio interpreta um personagem real. O calabrês Santo Russo foi um poderoso chefão no mundo do crime na Milão das décadas de 70 e 80. O filme mostra sua trajetória com riqueza de detalhes. Onde assistir: Netflix.



A Deusa da Fortuna: o casal gay entre mãe e filhos


A Deusa da Fortuna (2019) > Os cinquentões Arturo e Alessandro estão juntos há quinze anos e vivem um relacionamento aberto. Annamaria chega de surpresa com os dois filhos. Mãe solteira, ela deixa as crianças por uns dias com o casal de amigos. A partir daí, a história caminha por momentos inesperados. Onde assistir: HBO Max.


Cidadãos do Mundo (2020) > Exibi na Sessão com Miguel e já está disponível no streaming. A trama segue, com humor, três aposentados de Roma que, sem conseguir viver com o dinheiro na Itália, decidem morar em outro país. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


A Incrível História da Ilha das Rosas (2020) > Elio Germano, um dos melhores atores italianos de sua geração, interpreta um engenheiro com uma ideia estapafúrdia: construir uma ilha na costa da Itália e a declarar como uma nação independente. Mas o sonho pode virar pesadelo. Onde assistir: Netflix.


Rosa e Momo (2020) > A italiana Sophia Loren interpreta Rosa, que fatura uma grana como babá do filho de uma vizinha e também de um garoto que foi abandonado pela mãe. A chegada de Momo, um senegalês muçulmano de 12 anos que mora nas ruas, vai provocar reviravoltas em sua vida. Onde assistir: Netflix.



Elio Germano é Ligabue: prêmio em Berlim


A Vida Solitária de Antonio Ligabue (2020) > Elio Germano foi premiado no Festival de Berlim por sua interpretação. Ele dá vida a Antonio Ligabue (1899-1965), um pintor de estilo naif que, antes de ser bem-sucedido no mundo das artes, viveu numa instituição para doentes mentais após a morte de sua mãe. Onde assistir: Looke.


A Mão de Deus (2021) > No belo drama indicado ao Oscar 2022 de melhor filme internacional, o diretor Paolo Sorrentino (de A Grande Beleza) mistura futebol e cinema para relembrar sua adolescência em Nápoles. Em 1984, ano em que a trama começa, Fabietto é filho de um casal de comunistas e torcedor fanático do Napoli e do craque Maradona. Na segunda parte da trama, uma tragédia se abate sobre o protagonista. Onde assistir: Netflix.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page