top of page

Escola Base: o caso que explodiu na mídia em 1994


Valmir Salaro: a hora do acerto de contas


Eu lembro e, se você tiver mais de 40 anos, também deve lembrar. Em março de 1994, uma reportagem no Jornal Nacional, feita pelo jornalista Valmir Salaro, fez eclodir na mídia um caso criminal que terminou de forma surreal (não vou dar spoiler!). Tudo é muito bem contado no documentário Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado, disponível no Globoplay.


Escola Base, uma escolinha para crianças que ficava no bairro da Aclimação, em São Paulo, era comandada por dois casais. Salaro recebeu um telefonema de uma delegacia informando que os donos estavam sendo acusados, por duas mães, de terem molestados sexualmente seus filhos.


O repórter esperou até que saísse o resultado de corpo de delito e, bum, deu positivo para o garotinho. A reportagem foi ao ar e a notícia estourou como uma bomba nos veículos de comunicação. Mas Cida, Icushiro, Paula e Maurício eram culpados e inocentes?


Muitos devem lembrar do caso Escola Base que, até hoje, é discutido em aulas para jornalistas, e de como ele terminou - mas não serei estraga-prazeres de fazer mais revelações. O subtítulo do filme (um repórter enfrenta o passado), porém, já dá uma noção. Salaro carregou uma culpa por 27 anos. O formidável registro, além de recordar detalhadamente o que se passou, é um acerto de contas, um corajoso momento de redenção de um homem jornalista sempre em busca da verdade.





219 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page