top of page

Cozinhas de Emergência: eis um exemplo a ser seguido


José Andrés: o chef que cozinha para desabrigados


We Feed People é um título muito melhor do que Cozinhas de Emergência, documentário indicado ao Emmy 2022, que está disponível no Disney+.


Trata-se de uma produção da National Geographic sobre o chef espanhol José Andrés, que saiu de seu país natal na década de 90 para fazer carreira nos Estados Unidos. Hoje, ele é dono de uma cadeia de restaurantes em Nova York, Las Vegas, Washington e Chicago, entre outras cidades americanas.


Mas ele tem um trabalho mais precioso, que é o foco de We Feed People (nós alimentamos pessoas). Em 2010, após o terremoto no Haiti, José disse ter recebido um chamado divino para ajudar os desabrigados. A partir daí, fundou a ONG World Central Kitchen, que leva alimentação às pessoas que passaram por catástrofes naturais. O próprio José, com mãos de ferro e fôlego incansável, vai até o local das tragédias e, com a ajuda da população, prepara refeições e sanduíches.


O premiado e veterano Ron Howard é o diretor de um registro que foi gravado o ao longo de mais de dez anos (o desfecho é durante a pandemia). Embora convencional, o filme traz um personagem cujo trabalho que precisava ser mostrado ao mundo. O documentário apresenta (pouco) a vida de José junto à esposa e às duas filhas e concentra-se em sua espetacular trajetória de ajuda humanitária. É um exemplo a ser seguido.





145 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page