top of page

Cow: a vida de uma vaca em documentário questionador


A vaca Luma: a exaustiva rotina diária em Cow


Cow, disponível com exclusividade na MUBI, é um documentário atípico. Trata-se do registro do cotidiano de uma vaca leiteira, porém sem explicações didáticas ou narrações em off, típicas dos programas dos canais Discovery.


A ideia e a realização da inglesa Andrea Arnold, que concorre ao Bafta (o Oscar inglês), são formidáveis. A diretora escolheu uma vaca, Luma, de uma fazenda inglesa para ser sua protagonista. O filme começa no sexto parto de Luma. As primeiras imagens são fofas com a vaca dando à luz e lambendo a cria. No dia seguinte, o cenário é dramático: elas são separadas. E Luma muge alto, como se quisesse o bezerro de volta. Não terá.


E assim segue a vida da vaca: sendo ordenhada por máquinas, examinada por veterinários, obrigada a conviver entre frias grades de ferro. O alívio só desponta na pastagem ao relento. É quando Luma observa a noite estrelada.


A realizadora joga o espectador nesse desumano mundo animal. Sua câmera está sempre próxima dos bichos e de seus olhos conformistas. É um documentário sem entrevistas, os funcionários da fazenda só aparecem de relance e as vacas são tratadas... como vacas! Servem para reproduzir e dar leite. E o desfecho me deixou boquiaberto.





365 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page