top of page

4 documentários de um diretor suíço apaixonado por MPB


Maria Bethânia é a estrela de Música É Perfume


Não conheço suíço mais apaixonado pela música brasileira do que Georges Gachot. Já bati um bom papo com o cineasta quando pensei em fazer um festival de cinema brasileiro no país dele. Não foi para frente. Mas, certamente, Gachot seria o embaixador do festival e estaria presente com seus belos documentários musicais. Seus quatros filmes sobre a MPB estão no streaming Reserva Imovision, uma plataforma digital que eu gosto muito.


Onde Está Você, João Gilberto > Gachot desembarcou no Rio de Janeiro com uma missão quase impossível: entrevistar João Gilberto. Tentou várias vezes e seguiu os passos do escritor alemão Marc Fischer, autor de Ho-Ba-La-Lá - À Procura de João Gilberto. O documentário traz, então, sua jornada carioca colhendo depoimentos de pessoas próximas, como a ex-mulher, a cantora Miúcha.

Maria Bethânia – Música É Perfume > O diretor é muito fã de Bethânia – e tem suas razões. O foco aqui está nas transformações musicais da cantora acompanhadas das mudanças do Brasil desde os anos 60. Caetano e Gil estão entre os entrevistados.

Rio Sonata – Nana Caymmi > Outra paixão de Gachot é a filha de Dorival Caymmi. No documentário, o diretor mostra imagens de seus shows e revisita a história pessoal de Nana.


O Samba > Para tirar a imagem estereotipada do brasileiro ligado ao samba, Gachot mostra as raízes do ritmo e joga o foco do documentário em Martinho da Vila.



102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page