top of page

Apresentando os Ricardos: menos Lucy e mais Lucille Ball


Nicole Kidman e Javier Bardem: vão para o Oscar?


Apresentando os Ricardos (ou Being the Ricardos, no original) é a aposta do Amazon Studios para o Oscar 2022 e já está disponível no Amazon Prime Video. Muito tem se falado de indicação de melhor atriz para Nicole Kidman, mas Javier Bardem está igualmente impecável.


Ambos interpretam personagens icônicos: Nicole é Lucille Ball (1911-1989) e Bardem interpreta o cubano Desi Arnaz (1917-1986), casados na vida real e também protagonistas do seriado I Love Lucy, que foi ar de 1951 a 1960. O diretor e roteirista Aaron Sorkin (de Os 7 de Chicago) fez um recorte de uma semana do ano de 1953, quando a vida deles entrou num turbilhão de emoções e conflitos. Por causa uma nota de rádio, Lucille foi acusada de comunista (o que, naquela época, seria motivo de cancelamento imediato), revelou sua segunda gravidez e tinha quase certeza de que havia sido traída pelo marido.


Entre uma crise sem precedentes, o roteiro encontra brechas para mostrar, em flashbacks, como Lucille conheceu o cantor-galã, o casamento, o nascimento da primeira filha, a carreira inconstante dela no cinema e o fenômeno de audiência na televisão.


Sorkin divide muito bem os papéis de cada um. Arnaz era um homem de palavra firme que não aceitava sequer um não de seus chefes ou patrocinadores. Lucille, por outro lado, tinha uma veia artística habilidosa e dava a palavra final em cada cena do seriado. O sucesso, é bem provável, vinha de seu infalível timing cômico.


O realizador fez um roteiro original e, entre os produtores, estão os dois filhos de Lucille e Arnaz. Será que tudo aconteceu do jeito que é contado? É difícil saber. Enxuto em sua estrutura e ambicioso na medida certa, Being the Ricardos só me deixou com uma ponta de frustração. Eu queria ver mais Lucy e menos Lucille em cena porque Nicole é excelente quando "imita" a abilolada personagem de olhos arregalados e voz estridente.





1.599 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page