A Verdade: o encontro das divas Deneuve e Binoche


Catherine Deneuve e Juliette Binoche: mãe e filha do meio artístico (foto: divulgação)


A Verdade foi exibido no Festival de Veneza em 2019 e, mesmo dirigido por um cineasta badalado e com duas atrizes francesas excelentes, o filme ficou inédito nos cinemas brasileiros. Mas, felizmente, entrou no catálogo da HBO Max.


É o primeiro trabalho internacional do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda, que levou a Palma de Ouro em Cannes por Assunto de Família. Filmado em Paris, A Verdade traz Catherine Deneuve e Juliette Binoche nos papéis de mãe e filha.


Deneuve interpreta Fabienne Dangeville, uma veterana estrela do cinema francês, que escreveu sua biografia, prestes a ser lançada, e fará uma participação num filme de ficção científica. Ela é uma diva das antigas, que fuma compulsivamente, tem seus chiliques e exigências e uma vida totalmente dedicada à profissão.


Binoche faz Lumir, a filha que virou roteirista, mora em Nova York e é casada com um ator canastrão (Ethan Hawke), com quem teve uma filha. Ela regressa à casa da mãe com a família para acompanhar o lançamento do livro. São quando as rusgas do passados vêm à tona.


A Verdade é um filme sobre relações familiares e também sobre bastidores do cinema (algo que eu adoro!). O relacionamento das duas não é dos melhores - a gélida Fabienne não tem simpatia por quase ninguém e o sentimento pela filha é de uma frieza assustadora. E Deneuve, num papel sob medida, deita e rola com suas tiradas irônicas.


O diretor Kore-Eda extrai o melhor de suas protagonistas e, embora muitos de seus filmes tratem de des(uniões) em família, percebe-se que o luxo e o glamour europeus não são exatamente sua especialidade. Mas foi Binoche quem quis trabalhar com ele - que diretor recusaria um convite desses?


AVISO: em novembro de 2019, Juliette Binoche esteve na festa de 30 anos da distribuidora Imovision, realizada no Reserva Cultural Niterói. Tive a oportunidade de entrevistá-la e falamos sobre A Verdade e da primeira parceria dela com Deneuve. Você confere a entrevista clicando aqui.



INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter


341 visualizações

Posts recentes

Ver tudo