A Lenda do Cavaleiro Verde: estranhamente fascinante


Dev Patel é Sir Gawain: jornada errática


Que filme estranho é A Lenda do Cavaleiro Verde, no Amazon Prime Video. Estranho, porém, não é sinônimo de algo ruim e, sim, de um filme para paladares apurados. Eu mesmo me perdi nas simbologias, mas achei o resultado fascinante.


A história é baseada em Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, do século XIV, e Dev Patel pega o papel principal. Sir Gawain é sobrinho do Rei Arthur, filho de uma bruxa e namorado de uma mulher (Alicia Vikander), que não faz parte da nobreza.


Uma comemoração natalina na távola redonda é interrompida com a chegada do assustador cavaleiro que tem um tronco de árvore acima dos ombros. Ele faz um desafio, Gawain se apresenta e corta a cabeça do inimigo. Seu fardo apenas começou, já que, dentro de um ano, Gawain também terá sua cabeça decepada.


Um ano depois, Gawain segue em direção à capela verde para enfrentar o cavaleiro. Pelo caminho, é roubado, assediado sexualmente, perseguido por uma raposa... Numa ambiência entre sonho, realidade e pesadelo, o diretor e roteirista David Lowery compõe um visual esplêndido, quase hipnótico, caso os enigmas a serem decifrados não fossem tão complexos.


O que eu gostei muito? Os últimos dez minutos, quando o protagonista projeta seu futuro e prevê mais infortúnios do que a própria morte.



INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter



357 visualizações

Posts recentes

Ver tudo