Oppenheimer foi o grande vencedor: sete prêmios
Das 23 indicações, eu acertei 17. Ou seja: o Oscar continua e continuará previsível. A internet, os bolões de apostas, as prêmiações (inclusive dos sindicatos) e, sobretudo, a cerimônia tardia (que tinha de ocorrer no início de janeiro) deixam tudo com o sabor de previsibilidade.
O único grande prêmio incerto era o de melhor atriz. Eu apostei em Lily Gladstone, mas, felizmente, Emma Stone ganhou.
Oppenheimer, como já era esperado, foi o grande vencedor e saiu com sete prêmios, incluindo melhor filme, direção, ator e ator coadjuvante. Pobres Criaturas, o meu preferido, ficou com quatro - o melhor foi para a fabulosa atuação de Emma Stone. Assassinos da Lua das Flores, o grande épico de Martin Scorsese, ficou sem nada.
Os discursos que mais me emocionaram? Da'Vine Joy Randolph, melhor atriz coadjuvante por Os Rejeitados, Emma Stone (que não esperava ganhar) e do diretor ucraniano Mstyslav Chernov, do documentário 20 Dias em Mariupol, sobre a invasão russa à cidade ucraniana de Mariupol. Ele disse que preferia não ter feito o filme e não ganhar o Oscar em troca de ver a Ucrânia e seu povo não sendo exterminados e sequestrados pelos russsos.
Ryan Gosling arrasou cantando ao vivo I'm Just Ken, canção de Barbie, e Andrea Bocelli abrilhantou o tributo aos artistas que morreram nos últimos doze meses.
MELHOR FILME
Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR DIREÇÃO
Christopher Nolan, por Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR ATOR
Cillian Murphy, por Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR ATRIZ
Emma Stone, por Pobres Criaturas - nos cinemas
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr., por Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados – nos cinemas
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda – nos cinemas
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Cord Jefferson, por Ficção Americana – Amazon Prime Video
MELHOR ANIMAÇÃO
O Menino e a Garça – nos cinemas
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Zona de Interesse (Reino Unido) – nos cinemas
MELHOR DOCUMENTÁRIO
20 Dias em Mariupol – nos cinemas
MELHOR TRILHA SONORA
Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"What Was I Made For?" (Barbie) – HBO Max
MELHOR SOM
Zona de Interesse – nos cinemas
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Pobres Criaturas – nos cinemas
MELHOR FOTOGRAFIA
Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Pobres Criaturas – nos cinemas
MELHOR FIGURINO
Pobres Criaturas –nos cinemas
MELHOR MONTAGEM
Oppenheimer – plataformas de aluguel
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Godzilla Minus One
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
A Última Loja de Consertos – Disney+
MELHOR CURTA-METRAGEM
A Incrível História de Henry Sugar – Netflix
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
War is Over (inspired by the music of John & Yoko) – indisponível
Comments