top of page

Untold - Caitlyn Jenner: mais o atleta, menos a mulher trans


Caitlyn Jenner: memórias de quando era o atleta olímpico Bruce Jenner (foto: Netflix)


Untold é uma série documental da Netflix, dos criadores de Wild Wild Country, com episódios individuais, sempre registrando alguma polêmica envolvendo o mundo esportivo. Me interessei pela história de Caitlyn Jenner, ex-atleta e mulher trans, que ganhou notoriedade em duas oportunidades.


Em pouco mais de uma hora, Caitlyn narra sua trajetória quando era Bruce Jenner, um atleta que perdeu a medalha olímpica em Munique, em 1972 e, em seguida, treinou por quatro anos para ganhar o ouro no decatlo. Considerado o melhor atleta do mundo, Jenner virou celebridade. Até aí, o documentário apresenta muitas imagens de arquivo e entrevistas em programas de TV.


A "porção atleta" domina praticamente dois terços do filme. Quando parte para revelar detalhes de sua transição de gênero, Caitlyn se recolhe. Fala rapidamente, por exemplo, dos tratamentos que fez para ganhar um corpo feminino. A fama, pela segunda vez, a atingiu ao participar do reality show Keeping Up with the Kardashians (2007-2021) - Caitlyn é madrasta de Kourtney, Kim, Khloé e Robert. Mas ela mal gosta de tocar no assunto.


Há omissões: um casamento, uma colisão de carro que fez uma vítima, seus novos relacionamentos (se há ou não), a atual relação com os filhos, sua filiação ao partido republicano - ela é cristã e conservadora. Por seu uma personalidade tão singular, Untold - Caitlyn Jenner entrega bem menos do que eu esperava.




370 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page