top of page

Um Ano Polar: já viu um filme da Groenlândia?


O aluno e o professor: troca de aprendizados


Você já viu um filme ambientado na Groenlândia? Eu acho que nunca tinha visto e uma das qualidades de Um Ano Polar, disponível no Reserva Imovision, é filmar num remoto vilarejo da ilha gelada cujo território pertence à Dinamarca.


Anders é um professor dinamarquês que, para se afastar dos negócios da família de fazendeiros, decide ir para a Groenlândia ensinar o idioma às crianças nativas. Ele não é bem recebido. Os groenlandeses o encaram como um "colonizador" e seus alunos pouco dão bola para suas aulas. Aos poucos, Anders vai notando que é um "invasor" e passará por um período de adaptação.


As filmagens são impressionantes. Como é gravar numa terra gelada durante o rigoroso inverno polar? Só vendo para crer no trabalho excepcional do diretor francês Samuel Collardey. Ele registra hábitos rústicos e capta expressões naturais do povo de Tiniteqilaaq, uma vila com 80 habitantes.


O mais curioso, contudo, está no desfecho, que vou deixar em suspense. Foi algo que me deixou ainda mais surpreso e feliz por ver um filme tão bonito contado de forma realista.




578 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page