top of page

Schmigadoon!: um prato farto para quem gosta de musicais


O povo de Schmigadoon: eles abrem a boca e cantam (foto: divulgação)


Será que só quem gosta de musicais vai adorar Schmigadoon!? Eu acredito que sim, mas vale avisar: a atração da AppleTV+ vai além de uma série musical. É uma sátira e uma homenagem aos musicais das décadas de 40 e 50, extraindo seu título e sua premissa de Brigadoon (A Lenda dos Beijos Perdidos), estrelado por Gene Kelly e Cyd Charisse, em 1954.


Na trama, desenvolvida em seis episódios curtinhos, os médicos Josh e Melissa (Keegan-Michael Key Cecily Strong) passam uma crise no namoro após quatro anos de relacionamento. Procuram, então, ajuda de um casal de terapeutas natureba, que propõe uma trilha numa floresta para fortalecer os laços. Eles se perdem e vão parar em Schmigadoon, um vilarejo que parou no tempo, com seus habitantes vivendo como se estivessem num musical de época da Broadway.


O casal acredita que trata-se de uma atração turística, mas, aos poucos, percebe que estão presos a essa realidade alternativa, onde há um grupo de senhoras conservadoras, um bad boy paquerador, um prefeito querido pela população e um médico que se recusa a tratar de uma grávida "pecadora". Os valores cristãos e a moralidade são a marca de Schmigadoon. Mas será que os "modernos" Josh e Melissa vão tolerar as repressões e os preconceitos?


Ken Daurio e Cinco Paul, roteiristas das animações Meu Malvado Favorito e Pets, e o diretor Barry Sonnenfeld (de Homens de Preto) acertam em cheio na reverência/referências, no humor, nas coreografias e no clima nostálgico.


Os números musicais são contagiantes (um deles é realizado num fabuloso plano-sequência!) e amei as homenagens aos filmes A Noviça Rebelde e La La Land.


Embora tenha uma ambientação do início do século passado, Schmigadoon! traz à tona assuntos como relacionamentos inter-raciais e homossexuais, feminismo e representatividade nas produções audiovisuais. Mas é claro que a série vai funcionar mais para que tem alguma noção do que seja Oklahoma!, Funny Girl ou West Side Story.



122 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page