top of page

Polônia à Flor da Pele: risos diante de ataque de nervos


O segundo episódio: violência extrema no mercado


Venho dizendo que a Polônia tem uma das filmografias mais instigantes da atualidade, tanto que fiz uma lista com filmes poloneses na Netflix. Acrescentaria mais um: Polônia à Flor da Pele, também disponível na Netflix.


É um longa-metragem composto de seis curtas-metragens, que têm em torno de 10 a 15 minutos. Em geral, coletâneas são irregulares. Mas não é o que ocorre aqui, já que o trio de roteiristas e cineastas, Veronica Andersson, Mateusz Motyka e Maciej Slesicki, conseguiu dar unidade ao todo.


Pode-se dizer que a espinha dorsal das histórias é o comportamento explosivo dos personagens diante de situações estressantes. São poloneses à flor da pele ou à beira de um ataque de nervos.


Entre as situações caóticas estão um pai à procura de seu bebê que sumiu num supermercado, uma família de empresários prestes a receber fiscais da receita federal e um casal travando uma batalha com uma inquilina que não paga o aluguel.


O curioso das tramas é que elas começam de forma dramática para, aos poucos, ganharem um humor singular, que vai da violência extrema às vinganças sórdidas. Eu me diverti.



661 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page