top of page

O Trabalho Dela: um grito de liberdade na Grécia


A protagonista do filme: faxineira de um shopping


É da simplicidade que nascem pequenos grandes filmes. O Trabalho Dela, exclusivo do streaming Reserva Imovision, é um deles. Exibi na Sessão com Miguel e foi um sucesso. Esse drama grego, que foge dos clichês que acostumamos a ver sobre o país - como as locações paradisíacas de Mamma Mia! - rendeu um ótimo bate-papo.


A história é a de Panagiota (a ótima Marisha Triantafyllidou), uma dona de casa que, para ajudar nas despesas de casa, arranja emprego como faxineira de um shopping center de Atenas. Ela é tímida, porém muito dedicada e, aos poucos, consegue se destacar no trabalho.


Em seu primeiro longa-metragem, o talentoso diretor e roteirista Nikos Labôt aborda três temas de uma só cajadada: a crise econômica que atingiu a Grécia (e que fez com que o marido da protagonista perdesse o emprego), o sistema machista e patriarcal e a "uberização" do trabalho, já que Panagiota é contratada de agência terceirizada. O filme é também uma bela mostra do grito de independência e liberdade de uma mulher, sufocada pela família e pelos costumes.





202 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page