top of page

O Acontecimento: o aborto em registro honesto, nu e cru


A jovem Anne: gravidez inesperada e indesejada


Pouco mais de um mês após seu lançamento nos cinemas, O Acontecimento já está disponível na HBO Max. É um filme francês forte e que traz uma questão ainda muito polêmica: aborto.


A escritora Annie Ernaux se inspirou em sua própria experiência como narrativa do livro homônimo, que deu origem ao longa-metragem. O aborto só foi legalizado na França em 1975 e a história de O Acontecimento se passa em 1962. Naquela época, uma mulher e quem fizesse o procedimento iriam para a cadeia.


Anne (Anamaria Vartolomei) é uma talentosa estudante que quer fazer carreira na literatura. Mas, em sua primeira relação sexual, engravida de um rapaz que mora em outra cidade. Ela esconde o fato dos pais, mas procura a ajuda de médicos e amigas. Todos se negam a estender a mão à jovem com medo de serem presos.


O Acontecimento está ligado a um caso do passado, mas que ainda tem estreita relação com o presente, sobretudo em países em que o aborto é considerado crime. A diretora Audrey Diwan não tinge de cor-de-rosa a angustiante trajetória da protagonista. Pelo contrário. O efeito que ela deseja provocar é o do choque, em cenas que causam, no mínimo, desconforto e aflição.





453 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page