top of page

Os 10 (ou 15) melhores filmes que eu vi em 2022


Um Herói: filme iraniano foi o meu preferido de 2022


Com "trocentas" plataformas de streaming, ficou inviável fazer uma lista de "melhores do ano". Além das estreias no cinema, há os lançamentos no streaming. Isso acaba com a vida de qualquer crítico (rs). Mas eu tentei ver tudo de importante que foi lançado NO BRASIL em 2022. Faltou algo? Com certeza. Por qual motivo? 1) não vi 2) gostei, mas não coube na lista ou 3) não gostei.


1) Um Herói > O diretor iraniano Asghar Farhadi (de A Separação e O Apartamento) acertou novamente numa envolvente trama sobre dilemas morais. Onde assistir: Globoplay para assinantes do Telecine.


2) Great Freedom > Ambientado entre as décadas de 40 e 60, o representante da Áustria no Oscar 2022 é um pungente retrato da época em que a homossexualidade era crime . Onde assistir: MUBI.


3) Aftersun > Uma relação de pai e filha contada de forma encantadora e muito sensível. Onde assistir: MUBI.


4) Kobra – Auto-Retrato > O único filme brasileiro da lista é um documentário que desvenda a alma do artista e o trabalho maravilhoso de Kobra. Onde assistir: plataformas de aluguel, como NOW.


5) RRR > É Bollywood em seu esplendor. Uma divertida mistura de ação (frenética), dramas, romance e números musicais contagiantes. Onde assistir: Netflix.


6) Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo > O filme mais insano combina ação e fantasia com momentos extremamente divertidos. Onde assistir: plataformas de aluguel, como NOW e Prime Video.

7) Batman > O tipo de filme de super-herói que eu gosto: sombrio e existencialista, sem esquecer a ação. Onde assistir: HBO Max.


8) A Tragédia de Macbeth > O filme mais injustiçado do Oscar 2022 tem direção de arte e fotografias espetaculares, um Shakespeare respeitado e atuações soberbas de Denzel Washington e Frances McDormand. Onde assistir: AppleTV+.


9) Concorrência Oficial > Penélope Cruz, Oscar Martínez e Antonio Banderas na comédia mais ácida e divertida do ano. Onde assistir: Star+.


10) Mães Paralelas > Almodóvar de volta ao melodrama, desta vez com um acento político. Onde assistir: Netflix


Menções honrosas

O Milagre: forte personagem feminista em 1862


O Milagre > Uma história ambientada em 1862, mas que apresenta uma forte personagem feminina e de pujança feminista. Onde assistir: Netflix.


Athena > A revolta entre imigrantes e franceses de origem árabe explode num subúrbio de Paris com sequências de tirar o fôlego. Onde assistir: Netflix.


Moonage Daydream > David Bowie ganhou um registro fora da caixinha: um documentário feito de entrevistas, imagens raras e montagem lisérgica. Onde assistir: plataformas de aluguel, como NOW e Prime Video.


Nada de Novo no Front > A Primeira Guerra Mundial contada sob os viés de jovens soldados alemães ganhou uma ótica cruelmente triste e realista. Onde assistir: Netflix.


Top Gun – Maverick > Tom Cruise voltou a ser o astro número 1 com um nostálgico filme de ação que reverencia o original de 1986. Onde assistir: Paramount+ ou Globoplay para assinantes do Telecine.


2.326 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page