top of page

19 filmes que mereciam o Oscar - e onde você pode ver


Bastardos Inglórios, de Tarantino: perdeu o Oscar de melhor filme, em 2010, para Guerra ao Terror


A próxima edição do Oscar, no dia 27 de março, será a de número 94. Ou seja: até hoje, apenas 93 filmes ganharam o prêmio principal. Seria impossível fazer um post com todas as injustiças e, portanto, precisei de um recorte. Você vai encontrar na lista as premiações de 2010 a 2021. Nem todas me deixaram descontente. Aprovei as vitórias de Argo (2013), Birdman (2015), Parasita (2020) e Nomadland (2021). Mas, nas outras, tinham candidatos melhores - na minha opinião.


2010 – Vencedor: Guerra ao Terror (Netflix).

Meus preferidos: três filmes estiveram mais no meu radar. Tarantino devia ter levado o prêmio pelo espetacular Bastardos Inglórios (Amazon Prime, Globoplay, Paramount+ e Star+). Outro filme que revolucionou o cinema foi Avatar (Disney+) e Up – Altas Aventuras (Disney+) é um das melhores animações da Pixar.


2011 – Vencedor – O Discurso do Rei (Amazon Prime e HBO Max).

Meus preferidos: A Rede Social (Paramount+ e NOW), sobre a criação do Facebook, tinha muito mais importância naquele momento e é um dos melhores trabalhos de David Fincher. Toy Story 3 (Disney+), um dos meus prediletos da franquia, também seria uma ótima escolha.


2012 – Vencedor: O Artista (Amazon Prime).

Meus preferidos: o grande reconhecimento de O Artista foi ser um filme mudo numa produção francesa. Mas dois outros filmes ficaram entre meus prediletos: Meia-Noite em Paris (HBO Max), de Woody Allen, e A Árvore da Vida (Amazon Prime, Globoplay, Telecine e MUBI), um trabalho complexo, mas deslumbrante, de Terrence Malick.


2013 – Vencedor: Argo (HBO Max) – concordei com o resultado.


Gravidade perdeu para 12 Anos de Escravidão


2014 – Vencedor: 12 Anos de Escravidão (Star+)

Meus preferidos: não tiro a importância histórica do premiado, mas, artisticamente, dois outros me chamaram mais a atenção: a criatividade de Ela (Star+ e Paramount+) e, sobretudo, a espetacular odisseia espacial de Gravidade (HBO Max).


2015 – Vencedor: Birdman (Amazon Prime, Globoplay e Star+) – concordei com o resultado.


2016 – Vencedor: Spotlight – Segredos Revelados (Star+ e Paramount+).

Meus preferidos: até gosto de Spotlight, um bom filme sobre jornalismo, mas havia um candidato que poderia ter dado uma guinada na história do Oscar, que premiaria uma ficção futurista de ação: Mad Max – A Estrada da Fúria (HBO Max). Também acho superior ao vencedor o drama de época O Regresso (Amazon Prime, Netflix, Globoplay e Telecine), que deu o Oscar a Leonardo DiCaprio.


La La Land: o musical perdeu para Moonlight


2017 – Vencedor: Moonlight (HBO Max).

Meu preferido: La La Land (Globoplay e Paramount+) é um dos filmes da minha vida (eu vi cinco vezes!) e a mais bela homenagem aos musicais do cinema.


2018 – Vencedor: A Forma da Água (Star+).

Meus preferidos: eu tinha outros quatros em vista – e muito melhores. Primeiro: Dunkirk (Netflix, HBO Max e Globoplay), um filme de guerra diferente de tudo o que eu já tinha visto. Segundo: Três Anúncios para um Crime (Star+). Terceiro: Corra! (NOW). Quarto: Trama Fantasma (para alugar na AppleTV).


2019 – Vencedor: Green Book - O Guia (Amazon Prime e HBO Max).

Meus preferidos: Foi uma injustiça premiar um filme apenas mediano e deixar de lado a obra-prima Roma (Netflix) ou Infiltrado na Klan (NOW), um dos melhores de Spike Lee, e até A Favorita (Star+).


2020 – Vencedor: Parasita (Telecine no streaming e no Globoplay).

Concordei com o resultado, embora estive também torcendo para outros dois, igualmente fabulosos: Coringa (Telecine no streaming e no Globoplay) e Era um Vez em...Hollywood (Amazon Prime).


2021 – Vencedor: Nomadland (NOW, Telecine no streaming e no Globoplay) – concordei com o resultado.


1.782 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Oberdan Gomes
Oberdan Gomes
Feb 21, 2022

Concordo com vc em alguns casos, mas principalmente com relação ao "Bastardos Inglórios" !!!

Like
bottom of page