Festival de Cinema Italiano: 24 filmes de graça
- Miguel Barbieri

- há 6 dias
- 1 min de leitura

Diamanti: a vida das figurinistas dos anos 70
Começa nesta quarta (29) no streaming e na quinta (30) nos cinemas o Festival de Cinema Italiano, um dos meus eventos preferidos do ano por, sobretudo, dois motivos: a mistura de filmes inéditos com clássicos e dá para ver tudo de graça, seja na tela grande, seja em casa, pelo site festivalcinemaitaliano.com
A 20ª edição chega com uma seleção primorosa, trazendo longas-metragens de Rossellini, Ettore Scola, Marco Bellocchio, Bertolucci, Vittorio De Sica e outros mestres da cinematografia italiana.
Entre as novidades estão Napoli-New York, de Gabriele Salvatores, a partir de uma ideia original de Fellini; Eterno Visionário, a respeito de um momento crucial na vida de Luigi Pirandello; A Ilusão, estrelado pelo grande Toni Servillo, e Diamanti, de Ferzan Özpetek, sobre figurinistas do cinema nos anos 70.
Quero muito ver também um documentário sobre a crise artística e pessoal do diretor Roberto Rossellini, em 1956, chamado Mais que uma Vida. E por falar em Rossellini, seu icônico Paisà, de 1946, será reprisado ao lado de outras pérolas do passado, como Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica, Antes da Revolução, de Bertolucci, e O Jantar, de Ettore Scola.
Mais de cem salas, em todo o território nacional, recebem o festival, que pode ser acessado, também gratuitamente, até 29 de novembro pelo site festivalcinemaitaliano.com




Comentários