Dicas de filmes da Mostra Internacional de Cinema
- Miguel Barbieri

- 17 de out.
- 3 min de leitura

Foi Apenas um Acidente: Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2025
Alguns leitores do meu blog e seguidores no Instagram estão me fazendo a pergunta que eu recebo anualmente: o que assistir na Mostra Internacional? E a minha resposta tem sido a mesma: eu também não sei (rs).
O maior evento cinematográfico de São Paulo começou na quinta (16) e vai até dia 30 de outubro, apresentando 374 filmes de 80 países. Em anos passados, eu já teria visto alguns títulos para poder indicar, mas, nos últimos anos, ficou mais difícil acompanhar a Mostra do jeito que eu gostaria. Como estou antenado com as novidades do mundo do cinema, não vou te deixar na mão. Consigo "prever" o que poder valer a pena e abaixo tem uma lista dos meus palpites. Para saber sobre dias, cinemas e horários, consulte o site da Mostra.
Sirât - Já vi e adorei o representante da Espanha no Oscar 2026, que levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. É uma experiência audiovisual que tem dividido opiniões sobre um pai à procura da filha numa rave no Marrocos.
Frankenstein - Já vi e vale ser visto no cinema porque o visual é deslumbrante, mas entra na Netflix em 7 de novembro. É a versão do romance de Mary Shelley feita pelo diretor Guillermo del Toro.
Foi Apenas um Acidente - Do diretor iraniano Jafar Panahi, foi o vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes e é o forte representante da França no Oscar 2026. O cineasta vem à Mostra para receber o Prêmio Humanidade.
Jay Kelly - Também é um filme da Netflix (dia 5 de dezembro na plataforma), mas já quero ver porque reúne George Clooney e Adam Sandler sob a direção de Noah Baumbach (História de um Casamento).
Pai Mãe Irmã Irmão - O diretor Jim Jarmusch comanda Adam Driver e Cate Blanchett no filme que levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.
No Other Choise - É o novo trabalho do diretor coreano Park Chan-wook (Oldboy) que ganhou o Festival de Toronto e vem sendo cotado para o Oscar de melhor filme internacional.
Nouvelle Vague - O diretor americano Richard Linklater recria as filmagens de Acossado, de Godard, numa homenagem à Nouvelle Vague.
O Som da Queda - Bastante elogiado no Festival de Cannes, é o representante da Alemanha no Oscar do ano que vem.
A Incrível Eleanor - A atriz Scarlett Johansson estreia na direção contando a história de uma senhora de 94 anos.
The President's Cake - O representante do Iraque no Oscar 2026 é sobre uma menina que precisa encontrar ingredientes para fazer um bolo.
Era uma Vez em Gaza - O filme palestino traz uma história de vingança em Gaza sob o controle do Hamas, em 2007.
O Desaparecimento de Josep Mengele - O diretor russo Kirill Serebrennikov narra a trajetória do médico nazista após sua fuga em Auschwitz.
Fiume o Morte! - A comédia, que mostra a ocupação da cidade de Fiume em 1919, é o representante da Croácia no Oscar 2026.
Jovens Mães - Os irmãos belgas Dardenne levaram o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes com uma história de mães vivendo num abrigo.
Homebound - O filme que a Índia indicou ao Oscar 2026 tem produção de Martin Scorsese e narra a trajetória de dois amigos de infância num vilarejo.




Comentários