top of page

Dahmer - Um Canibal Americano: estado de choque


Evan Peter: atuação à altura de prêmios


Me lembro vagamente da história. Era 1991 quando foi divulgado que Jeffrey Dahmer era um serial killer que comia literalmente suas vítimas, tanto que ficou muito famoso como o "canibal de Milwaukee". Numa época sem internet, as notícias vindas dos Estados Unidos eram selecionadas e o caso se perdeu entre tantos outros fatos. Ótima oportunidade, portanto, de conhecer a fundo a escabrosa trajetória do assassino em Dahmer - Um Canibal Americano, minissérie ficcional da Netflix, assinada pelo midas Ryan Murphy.


O primeiro dos dez episódios já dá o tom sombrio da trama. Dahmer (Evan Peters) parece um sujeito tímido e, ao sair de casa, a vizinha reclama do cheiro de canrne podre que vem do apartamento dele. Dahmer dá uma desculpa e vai para uma boate gay. Lá, conquista um homossexual negro e o leva para casa. A tensão começa, o nervosismo alcança a temperatura máxima e o estranho consegue fugir após uma tentativa de assassinato. Dahmer é preso. Estamos em 1991.


Gosto muito do roteiro, que alterna passado e presente. Pode parecer uma narrativa desgastada, mas, aqui, funciona muito bem, já que é possível "entender" a mente doentia do protagonista, que se manifestou ainda jovem, quando fez sua primeira vítima. Abandonado pela mãe (que fugiu de casa com o caçula) e com uma intensa ligação com o pai (Richard Jenkins), Dahmer tinha uma obsessão por dissecar animais desde criança.


Ryan Murphy pegou a mesma fórmula de sucesso de O Assassinato de Gianni Versace, também uma criação de sua autoria. Um Canibal Americano, embora também registre a história de um serial killer, é ainda mais chocante e assustadora. Vai além de um caso criminal ao se aprofundar no racismo. O matador tinha preferência por executar negros e latinos - e a polícia racista de Milwaukee nunca fez nada para prendê-lo, mesmo com os insistentes telefonemas da vizinha negra, interpretada brilhantemente por Niecy Nash.


Evan Peters, o irmão de Wanda na série WandaVision, vem crescendo na carreira e apostando em papéis dramáticos, como em Mare of Easttown e Pose. Dhamer é seu maior personagem e o ator entrega uma atuação à altura de prêmios.





600 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page