top of page

Genius - Aretha: Cynthia Erivo compensa os oito episódios


Cynthia Erivo como Aretha Franklin: Rainha do Soul


Genius é uma antologia produzida pela National Geographic que está disponível no Star+. Após as minisséries dedicadas a Albert Einstein e Pablo Picasso, a novidade é a história de vida e obra da cantora Aretha Franklin.


Em oito episódios, o roteiro desenvolve a trajetória da biografada, desde seu nascimento, em 1942, até sua impressionante apresentação no Grammy, em 1998, onde substituiu Pavarotti e cantou, lindamente, um trecho da ópera Nessum Dorma. Mas a minissérie Genius: Aretha não é perfeita.


Talvez o maior problema esteja na narrativa não cronológica que, nos seis primeiros capítulos, faz um cansativo vaivém na trama. Coroada como a Rainha do Soul, Aretha começou a cantar nas caravanas que seu pai, pastor de uma Igreja Batista de Detroit, fazia pelos Estados Unidos.


É a relação tempestuosa com o pai (Courtney B. Vance) o fato pessoal mais marcante. Ao mesmo tempo que se sentia agradecida por ele ter dado a oportunidade de ela crescer na música, a garota já notava nele o comportamento abusivo com as mulheres e a fama de colecionador de amantes.


Talvez por Aretha ser um livro fechado sobre sua vida pessoal, a série apenas rascunha seus três relacionamentos amorosos, a criação dos quatro filhos (dois deles, ela teve aos 12 e 14 anos) e sua luta pelos direitos civis dos negros. Nos dois últimos episódios, as lacunas nas passagens do tempo se tornam mais evidentes.


Mas por que estou recomendando Genius: Aretha? Por causa de Cynthia Erivo, vencedora do Tony (o prêmio do teatro), do Emmy (da TV) e do Grammy (da música). E ela ainda concorre a outro Emmy, por sua magistral Aretha Franklin, neste domingo (19).


Cynthia não está espetacular como atriz dramática. Suas expressões e seu tom de voz, seja para transmitir tristeza ou felicidade, são quase sempre as mesmas. No palco ou no estúdio, porém, a cantora se sobressai e Cynthia é um furacão. Por mais que não seja parecida com Aretha, consegue arrebatar em performances arrasadoras. E, para a alegria dos fãs, a maioria das canções está na íntegra. Aumente o som!



277 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page