top of page

Suspeita: suspense tcheco com tensão permanente


O encontro entre a senhora Galová e o ator Daniel


O ótimo suspense tcheco Suspeita, "escondido" no Amazon Prime Video, foi feito para TV, mas o talento do diretor Jirí Strach é tão grande que eu poderia jurar tratar-se de um longa-metragem de cinema.


Eu sempre digo: muitas vezes, menos é mais. Aqui, temos praticamente apenas dois atores atuando em um excelente (e enxuto) roteiro, capaz de prender a atenção do início ao fim.


A senhora Galová (Jirina Bohdalová) tem 80 anos, mora sozinha e é muito carente. Mesmo com certa dificuldade para se locomover, ela não deixa de prestar serviços como sacristã de uma igreja.


Na outra ponta da história está Daniel (Krystof Hádek), um ator medíocre que fez teste para um papel numa peça e, sem dinheiro, está para ser despejado de seu apartamento alugado.


Daniel vai encontrar com Galová e convencê-la de que é um parente que morava em sua cidade natal. Vou parar por aqui para não dar spoilers.


Em um único ambiente, o roteiro mostra a relação entre os dois personagens, que vai da amizade ao ódio, do amparo afetivo ao descaso brutal.


A vulnerabilidade da protagonista idosa contrasta com a habilidade mental do jovem artista. A tensão e as reviravoltas são constantes e, por mais que o desfecho traga um detalhe triste, a conclusão da história é espertíssima.



2.843 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page