top of page

Segredos de um Escândalo: qual o papel de uma atriz?

Julianne e Natalie: a personagem real e a atriz


O caso ocorreu em meados dos anos 90 e foi chocante: uma mulher casada, de 36 anos, teve um romance secreto com um adolescente de 12 anos. Eles foram descobertos e ela passou um tempo na prisão, já que ele era menor de idade. Ao sair da cadeia, reatatam a união. Uma das qualidades de Segredos de um Escândalo, disponível no Amazon Prime Video, é que o filme não é sobre essa história (procure mais detalhes na internet) e, sim, sobre o processo de criação de uma personagem.


A subversão da lógica é muito bem-vinda. Gosto quando sou surpreendido positivamente. Se você espera que o roteiro vá relembrar o caso dos anos 90, espere sentado. A trama é sobre uma atriz (Natalie Portman) que chega à residência do casal Gracie (Julianne Moore) e Joe (Charles Melton) e é recebida sem cerimônias. A estrela quer ter um contato mais próximo com Grace porque vai interpretá-la num filme e precisa de informações para não deturpar a personagem real.


O papo que seria rápido se estende por várias semanas e, com isso, a relação entre os três vai ficando mais intensa e tensa. A atriz quer revirar o passado de Joe e Grace e relembrar o crime que ela cometeu, mas será que Grace está disposta a mexer num vespeiro que, duas décadas depois, ainda a atormenta?


Como se nota, Segredos de um Escândalo é sobre o processo de interpretação - e de como a futura ficção interfere na atual realidade. E se é um filme sobre o papel do ator, nada mais acertado do que ter atuações superlativas, comandadas pelo diretor Todd Haynes, que já havia trabalhado com Julianne Moore em Longe do Paraíso (2002). Natalie pode parecer um pouco afetada, mas faz parte do jogo. Gosto mais de Julianne, já que sua Grace é mais complexa e repleta de conflitos internos. Estou torcendo para elas serem indicadas ao Oscar.











719 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Opmerkingen zijn uitgezet.
bottom of page