Ponto de Virada: o 11/9 e o Afeganistão em detalhes


Os ataques às torres gêmeas: o dia em que o mundo parou (foto: divulgação)


Parece que foi ontem, mas, no sábado (11), completam vinte anos dos ataques do 11 de Setembro. Você lembra o que estava fazendo? Eu tinha acabado ver um filme no Cine Belas Artes e, ao pegar o carro no estacionamento, vi as imagens na TV do World Trade Center em chamas. A série documental Ponto de Virada - 11/9 e a Guerra ao Terror, na Netflix, traça um ótimo panorama do antes, durante e depois dos ataques terroristas.


Ao longo das duas décadas, fomos bombardeados com imagens daquele fatídico dia. Mas nunca é demais relembrar, ainda mais para quem era criança naquela época. A série traz cenas inéditas e muitos depoimentos de sobreviventes. Até hoje, eles ficam muito emocionados ao relembrar como conseguiram escapar da morte.


Mas o melhor de Ponto de Virada é não se concentrar apenas no 11 de Setembro. São cinco capítulos dedicados a mostrar desde a invasão soviética no Afeganistão, em 1979, até a recente retirada das tropas americanas do país.


O triste caso do Afeganistão é relembrado em depoimentos de historiadores, antigos cidadãos, o ex-presidente e até ex-integrantes do Talibã. Num breve resumo, os Estados Unidos ajudaram os rebeldes a expulsar os soviéticos - e o Talibã acabou assumindo o poder em 1992.


Após o 11 de Setembro, os americanos, sabendo que Osama Bin Laden era líder da rede terrorista Al-Qaeda e o responsável pelos ataques ao World Trade Center, invadiram novamente o Afeganistão. Os últimos vinte anos ganham na série uma retrospectiva detalhista, que dá uma "embaçada" só no terceiro episódio. Para quem quer se informar melhor sobre o assunto, recomendo.



INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

401 visualizações

Posts recentes

Ver tudo