top of page

Gostou de Bridgerton? Sanditon é muito melhor


Foto: divulgação


Sanditon chegou ao Globoplay após Bridgerton, da Netfflix. E comparações foram e são inevitáveis. Bridgerton parte de uma série de livros de Julia Quinn, escritora americana de 50 anos, que tem um estilo muito parecido ao de Jane Austen (1775-1817), autora de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, entre outras obras-primas. Sanditon é baseado num livro inacabado de Jane Austen e, como adaptação para série, é muito melhor do que Bridgerton.


A Inglaterra do século XIX está presente em ambos os enredos. Em Sanditon, a heroína é uma graça. Trata-se de Charlotte, interpretada pela talentosa Rose Williams, filha de um humilde fazendeiro, que socorre um casal após um acidente numa carruagem. Em troca da bondade da moça, Tom e Kate Parker a convidam para passar uma temporada em Sandinton, um vilarejo no litoral, onde ele está construindo um resort. A ideia é que Sanditon prospere. Charlotte nunca saiu do interior e enxerga a possibilidade de encontrar um novo mundo pela frente. E encontra!


A mocinha é típica da obra de Jane Austen. Tem opiniões próprias e não baixa a cabeça quando tem certeza de que está certa. E isso vai ocorrer ao longo dos oito episódios. Charlotte fará amizades, conhecerá o verdadeiro caráter das pessoas (e, assim, se decepcionará) e perceberá que seu coração pode ter um dono. Entre afagos e ofensas, ela terá uma relação de amor e ódio com Sidney Parker (Theo James), o irmão bonitão de seu anfitrião. Sidney é o tutor de Miss Lambe, uma jovem rica e negra, que veio das Índias Ocidentais para viver na Inglaterra sob sua guarda.


Bridgerton tinha figurinos coloridíssimos, mas Sanditon acerta mais na sobriedade e na recriação de época sem afetação. As intrigas de Sanditon e seus personagens secundários, cheios de más intenções, também são melhor aproveitados. Quanto ao romance, não tenho dúvida: torci muito para dar certo o caso de amor entre Charlotte e Sidney - e o mesmo não ocorreu com o insosso casal de Bridgerton.


A pergunta que não quer calar: terá segunda temporada? Tudo indica que sim, já que a primeira termina deixando questões em aberto. Mas o galã Theo James já disse que não vai voltar para a continuação. Resta saber qual será, então, o destino romântico da nossa fofa protagonista.


Avaliação:








256 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page