top of page

Enterrado: a culpa dos amantes no drama polonês


Kacper e Madga: amantes abalados pela tragédia


Enterrado é um título equivocado que o Amazon Prime Video deu para Zelazny Most - em polonês significa "ponte de ferro". Dá a impressão de uma trama ligada ao terror. Não é nada disso.


Eu gosto muito desse novo cinema polonês e já fiz uma lista com algumas atrações - clique aqui. Quem comanda Enterrado é a diretora e roteirista Monika Jordan-Mlodzianowska, em seu primeiro longa-metragem.


Nas primeiras cenas, um acidente ocorre numa mina de carvão. Apenas um homem não conseguiu sair a tempo do desabamento. Ele é Oskar (Lukasz Simlat), casado com Magda (Julia Kijowska) e que tem Kacper (Bartlomiej Topa) como melhor amigo. Magda chega ao local da tragédia e é recebida pelo colega do marido. Não demora muito para a gente notar que ela e Kacper são amantes.


Oskar aparece em flashbacks, sobretudo nas sequências em que apresentou o amigo à esposa e como os dois sentiram-se sexualmente atraídos.


O roteiro detalha a culpa dos protagonistas. Será que Oskar sabia da infidelidade de ambos e, propositalmente, preferiu tirar a própria vida? Por que Magda e Kacper não abriram o jogo, já que tinham a intenção de morar juntos?


Quanto mais o desfecho da história se aproxima, maior a angústia dos personagens. A empresa tenta localizar o funcionário soterrado, mas não há muito sucesso nas escavações. O final é enigmático, mas, para bom entendedor, meia palavra basta.





753 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page