top of page

Clichês de Hollywood informa, mas é rápido e rasteiro

Foto do escritor: Miguel BarbieriMiguel Barbieri

Rob Lowe é o apresentador (foto: Netflix)


Clichês de Hollywood - O Cinema como Você Sempre Viu, na Netflix, é um documentário curto (menos de uma hora) que busca encontrar, óbvio, clichês do cinema e, assim, fazer um registro bem-humorado. Embora tenha algumas curiosidades, os problemas também existem.


Acho a duração pequena para abordar algo tão extenso. O jeito, então, foi condensar vários clichês com poucos exemplos, o que enfraquece a "teoria". Em geral, surgem cenas de três filmes para ilustrar lugares-comuns, como "a mulher correndo de salto alto numa situação de perigo" ou os inacreditáveis malabarismos de carros em blockbusters como Velozes e Furiosos. Quando um tema começa a agradar, já vem outro na sequência.


Eu gostei mais da parte "séria", sobre o Código Hays. Criado pelo advogado e político Will Hays na década de 30 e estendido até os anos 60, visava censurar e/ou proibir cenas mais ousadas, de sexo ou com alguma conotação erótica - e Hollywood driblava o código de maneiras espertíssimas.


Se os comentários de críticos e artistas (como Andrew Garfield, Florence Pugh e Mark Strong) são relevantes, a presença de Rob Lowe como apresentador é um equívoco. Ele se acha engraçado, mas não é. Talvez com astros ligados mais ao humor, como Aziz Ansari ou Tina Fey, Clichês de Hollywood ganhasse mais graça.



Comments


Commenting has been turned off.

© 2023 por Miguel Barbieri

bottom of page