Pai e Filho: longa jornada ao destino
Pedregulhos, que está na Mostra Play com ingresso a R$ 12,00, é o representante da Índia para o Oscar 2022. Boa escolha, embora seja um "filme de arte" que pode não cair no gosto da Academia. Eu curti, mas vale o aviso: não há um desfecho para quem busca uma resposta fácil.
A trama é muito simples. Um homem pega o filho na escola e, juntos, vão atrás da mulher dele, que o abandonou e ficou com o garotinho.
Esqueça a Índia de Bollywood, com suas tramas românticas, melosas, com coreografias e números musicais. O papo aqui é outro.
Em seu filme de estreia, o diretor P.S. Vinothraj mostra uma Índia miserável, rural, rústica, com um protagonista estúpido e bruto que, além de bater no filho, é alcoólatra e mantinha um relacionamento abusivo com a esposa.
Grande parte dos enxutos 75 minutos são dedicados à longa caminhada que pai e filho percorrem até chegar ao destino. A terra é árida e a vegetação, seca - lembra muito o nosso sertão nordestino. E há uma cena que não me sai da cabeça: nativos paupérrimos se alimentando de churrasquinho de rato.
Σχόλια