top of page

Congonhas: a tragédia que abalou o Brasil em 2007

ree

O Airbus: desastre aéreo em 17 de julho de 2007


O Brasil e, sobretudo os paulistanos, pararam no dia 17 de julho de 2007. Foi nesta data que um Airbus da TAM, que vinha de Porto Alegre, saiu da pista do aeroporto de Congonhas, já na capital paulista, e colidiu com um edifício da mesma companhia aérea.


A tragédia, que foi o maior desastre aéreo da América Latina até hoje, deixou um saldo de 199 mortos e é revivida na minissérie documental, de três episódios, Congonhas – Tragédia Anunciada, da Netflix.


Eu sempre morei em bairros próximos a Congonhas e sei muito bem como o aeroporto, que tem o segundo maior movimento de passageiros do Brasil, cresceu nas últimas cinco décadas.


A tragédia anunciada de que fala o subtítulo não foi só por causa de erros humanos e da falta de manutenção do avião, mas também de uma pista escorregadia e do apagão aéreo, que tomou conta do Brasil no primeiro mandato do presidente Lula.


Tudo está tudo explicado na minissérie que, mais uma vez, deixa a gente atônito em ver como o descaso, seja da empresa, seja do governo, deixou duzentas famílias sem seus parentes.


ree

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2025 por Miguel Barbieri

bottom of page