top of page

A Viagem de Meu Pai: conhece a versão francesa de Meu Pai?


Jean Rochefort e Sandrine Kiberlain: pai e filha


Talvez poucos saibam disso. Meu Pai, o ótimo e premiado filme de Florian Zeller, que ganhou os Oscars de melhor ator (Anthony Hopkins) e roteiro adaptado, não é a primeira versão da peça O Pai, também escrita por Florian Zeller. Em 2015, o diretor Philippe Le Guay a adaptou para o cinema como A Viagem de Meu Pai, estrelado pelo fenomenal Jean Rochefort (1930-2017) e por Sandrine Kiberlain, disponível no Amazon Prime Video.


Basicamente, o enredo é o mesmo, mas Le Guay, conhecido por comédias como Pedalando com Molière e As Mulheres do Sexto Andar, coloca uma viagem na história, que não existe no original.


Rochefort interpreta Claude, um industrial aposentado de 80 anos, que está perdendo a memória. A filha tenta dar as melhores condições de vida ao pai e está sempre trocando de cuidadoras, já que nenhuma consegue suportar os transtornos de humor do turrão Claude.


O título original, Floride (Flórida), seria o lugar onde mora a outra filha do protagonista. Mas o que é realidade e fruto da demência senil? Mesmo que o realizador injete humor à trama, A Viagem de Meu Pai, assim como o remake Meu Pai, é triste e realista ao mostrar os avanços da doença de Alzheimer.





603 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page