Miguel Barbieri

17 de fev de 2022

Los Lobos: a imigração ilegal sob a ótica das crianças

Leo e Max: os irmãos passam os dias em casa

Você já viu algo semelhante a Los Lobos, que está na HBO Max. O tema virou lugar-comum, mas, mesmo assim, gostei muito da delicadeza com que que o diretor mexicano Samuel Kishi trata do tema dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Lucía (Martha Reyes Arias) desembarca em Albuquerque, no Estado do Novo México, com dois filhos pequenos. Saiu do México para tentar uma vida mais próspera na "América". Pouco fala inglês. A família se instala num pequeno apartamento sujo e malcuidado, alugado por um casal de chineses.

Enquanto a mãe sai para trabalhar, os garotos ficam isolados em casa. E haja distração para dois meninos, já que nem televisão o espaço possui.

Lucía é coadjuvante de uma história que poderia ser real. Quem dão o tom inocente à trama são os meninos, interpretados pelos ótimos irmãos Maximiliano e Leonardo Nájar Márquez. É no contato com outras crianças e com a idosa chinesa que eles vão entender a que mundo pertencem. O sonho de "go to Disney" teria ficado no passado quando percebem que o novo país onde moram pode ser ao mesmo tempo perverso e receptivo.

INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

    422
    7