Miguel Barbieri

21 de fev de 2022

Enterrado: a culpa dos amantes no drama polonês

Kacper e Madga: amantes abalados pela tragédia

Enterrado é um título equivocado que o Amazon Prime Video deu para Zelazny Most - em polonês significa "ponte de ferro". Dá a impressão de uma trama ligada ao terror. Não é nada disso.

Eu gosto muito desse novo cinema polonês e já fiz uma lista com algumas atrações - clique aqui. Quem comanda Enterrado é a diretora e roteirista Monika Jordan-Mlodzianowska, em seu primeiro longa-metragem.

Nas primeiras cenas, um acidente ocorre numa mina de carvão. Apenas um homem não conseguiu sair a tempo do desabamento. Ele é Oskar (Lukasz Simlat), casado com Magda (Julia Kijowska) e que tem Kacper (Bartlomiej Topa) como melhor amigo. Magda chega ao local da tragédia e é recebida pelo colega do marido. Não demora muito para a gente notar que ela e Kacper são amantes.

Oskar aparece em flashbacks, sobretudo nas sequências em que apresentou o amigo à esposa e como os dois sentiram-se sexualmente atraídos.

O roteiro detalha a culpa dos protagonistas. Será que Oskar sabia da infidelidade de ambos e, propositalmente, preferiu tirar a própria vida? Por que Magda e Kacper não abriram o jogo, já que tinham a intenção de morar juntos?

Quanto mais o desfecho da história se aproxima, maior a angústia dos personagens. A empresa tenta localizar o funcionário soterrado, mas não há muito sucesso nas escavações. O final é enigmático, mas, para bom entendedor, meia palavra basta.

INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

    756
    5