Miguel Barbieri

24 de mai de 2022

Cidadãos do Mundo: não é fácil ser aposentado em Roma

Os três amigos: à procura de um país para viver

Todo mundo gostou quando exibi Cidadão do Mundo na Sessão com Miguel. E não tem sem motivos. O filme italiano, disponível no Globoplay para assinantes do Telecine, mistura docemente humor e drama para mostrar como três septuagenários têm dificuldades para viver com a aposentadoria em Roma.

Attilio (Ennio Fantastichini) fica amigo de Giorgetto (Giorgio Colangeli) e do Professor (papel do diretor Gianni Di Gregorio) - e o trio tem a ideia de mudar da Itália, já que o custo de vida está muito alto em relação ao dinheiro que recebem do governo. O problema é: para onde ir? Eles vão se consultar com um experiente viajante e nasce daí os momentos mais divertidos da comédia.

A história de Cidadãos do Mundo, embora tenha uma forte personalidade italiana, se encaixa em qualquer país em crise. No Brasil, a situação é bem parecida: burocracia para tudo e grana escassa para sobreviver após décadas de trabalho. Não tem como não se identificar com os protagonistas, seja por seus dramas pessoais, seja pela dificuldade em abandonar as origens.

Dado curioso: a melancia, que aparece no fim do filme, é o símbolo do encerramento do verão ou também de um final de ciclo.

INSCREVA-SE aqui para receber a Newsletter

    468
    6